Página de boas-vindas

Estudos em Amos

Confira estes três grandes estudos em Amos.

Amós 1:1-2 -- O Senhor que ruge

Um questionário introdutório

Podemos aprender muito sobre o Livro de Amós a partir dos dois primeiros versos. Ao invés de aborrecer a todos com muitas informações históricas que podem ser facilmente encontradas em outros lugares, que tal um quiz?

Considere cada uma das 15 linhas descritivas abaixo e classifique a força da evidência para cada uma nos dois primeiros versos, usando uma escala de zero a cinco. Cinco indicariam que Amós 1:1-2 mostra claramente que o ponto está correto, e zero indicaria que não há nenhuma evidência para a linha na passagem.

  • EM AMOS 1:1-2, O LORDE FOI/É...
  • 1. . não silencioso ou tímido
  • 2. . impossível de evitar
  • 3. . o Deus de toda a criação
  • 4. . poderoso e a ser temido
  • 5. . muito alto, como um leão rugindo
  • 6. . o Deus de Judá e Israel
  • 7. . favorecendo o reino do sul
  • 8. . favorecer Jerusalém em detrimento de Betel
  • 9. . irritado com Israel por causa da idolatria
  • 10. Falando através de Amós, seu profeta
  • 11. Dar o tom para a maior parte do Livro
  • 12. muito parecido com Ele está em Amós 9:11-15
  • 13. Muito parecido com Ele está em Amós 3:7-8
  • 14. Ser temido e obedecido
  • 15. um Pastor amoroso

Respostas

Ponto #1
Há abundantes evidências em 1:1-2 de que o Senhor não é silencioso ou tímido. Portanto, esta linha merece um cinco.

Ponto nº 2
O rugido do Senhor (1:2, 3:8) ou o barulho do Senhor poderia ser facilmente ouvido. Embora alguns tentassem silenciar os profetas, incluindo Amós, eles eram na maioria das vezes incapazes de fazê-lo (2:12, 7:10-17). Por causa da imagem ruidosa, o ponto 2 merece pelo menos um quatro.

Ponto #3
O terremoto de 1:1 ajuda a mostrar que o Senhor é o Deus de toda a criação. O mesmo acontece com o final do versículo dois. Assim, a linha três deve ser dada pelo menos um três. Há muitas referências ao Senhor como o Criador em Amós.

Ponto #4
Tanto o rugido quanto o terremoto indicam o poder de Deus. Portanto, esta linha provavelmente exige um quatro.

Ponto #5
O rugido como um leão é enfatizado em 1:2. Portanto, esta linha obviamente merece um cinco. (Veja também 3:8).

Ponto #6
Tanto Judá quanto Israel são mencionados em 1:1. Embora Amós tenha ministrado principalmente no Reino do Norte, ele apresentou o Senhor como o Deus de todos os filhos de Israel. (Veja 3:1.) A linha seis chama pelo menos um quatro.

Ponto #7
Judá é mencionado antes de Israel no versículo um, e o Senhor ruge de Sião e fala de Jerusalém no versículo dois. Portanto, o reino do sul é favorecido em alguns aspectos em relação ao norte. No entanto, o Monte Carmelo, que é mencionado no versículo dois, está no norte. Portanto, a linha sete provavelmente merece cerca de um três.

Ponto #8
Com certeza o Senhor favoreceu Jerusalém em detrimento de Bethen, já que esta última era o principal centro de adoração de ídolos no reino do norte. (Note como Betel é proeminente em 7:10 e 7:13.) Dito isto, porém, Betel não é mencionado em Amós até 3:14. Portanto, a linha oito também deveria provavelmente ser classificada em cerca de três.

Ponto #9
Não há dúvida de que o Senhor estava zangado com Israel por causa da idolatria e de outros pecados. (Veja 2:6-8 e 3:12-15.) Contudo, isto não é mencionado diretamente no capítulo um. Portanto, a linha nove provavelmente só merece cerca de um dois. Amós falou sobre os pecados de outras nações de 1:3 a 2:5 antes de vir a Israel em 2:6 e em diante.

Ponto #10
Amos é mostrado como sendo o porta-voz de Deus no versículo um. No entanto, ele não é diretamente chamado de profeta. Ele foi um criador de ovelhas. A linha dez, portanto, pode ser classificada em menos de cinco.

Ponto #11
Os dois primeiros versos em Amós deram o tom para a maior parte do livro, MAS devemos ler todos os nove capítulos para ter certeza disso. No entanto, como os primeiros versículos de um livro frequentemente dão o tom, a linha nº 11 provavelmente deveria receber uma classificação de cerca de três, embora seja totalmente correta e importante.

Ponto #12
Esta linha é incorreta, porque o Senhor NÃO é apresentado como zangado ou ruidoso nos últimos cinco versículos do livro. Portanto, a linha #12 poderia receber uma classificação de apenas um.

Ponto #13
Esta linha está correta, já que o rugido e o chamado de Amós é mencionado em 3:7-8, como em 1:1-2. Portanto, a linha #13 deve receber um quatro ou cinco.

Ponto #14
É claro, o Senhor deve ser temido e obedecido. O terremoto, o rugido, e outras coisas em 1:2 mostram isso. Portanto, a linha 14 deve ser dada pelo menos uma quatro.

Ponto #15
O poder e a justa ira do Senhor é clara em 1:1-2, no entanto, seu amor é muito menos assim. No entanto, o chamado e o envio de Amós, que havia sido pastor, é um sinal do amoroso cuidado pastoral de Deus. Portanto, a linha 15 provavelmente merece pelo menos um dois. (Para mais informações sobre o amor e o cuidado de Deus, veja 3:7 e o próximo estudo abaixo).

Amós 3:3 -- Uma pergunta mal compreendida

Dois podem caminhar juntos, a menos que estejam de acordo? (Amós 3:3)

A resposta óbvia a esta famosa pergunta retórica é "não". A menos que duas pessoas tenham previamente concordado em viajar juntas, elas não serão encontradas fazendo isso mais tarde. Deve ter havido um acordo mútuo, a menos que se acredite no mero acaso, o que Amós não fez. (Veja 3:6.)

Já que esta pergunta é uma linha de abertura em um sermão bastante longo, há mais do que é óbvio no início. Nos capítulos três a seis, o Senhor confrontou os filhos de Israel por sua rebelião voluntária contra Aquele que os havia tirado do Egito (3:1-2).

Os dois caminhando juntos representam o Senhor e o povo judeu. Portanto, a pergunta no versículo três e os dois versículos anteriores mostram claramente que a comunhão contínua era o que Deus desejava. Israel era família! Infelizmente, porém, os capítulos três a seis são principalmente sobre o julgamento. No entanto, a pergunta inicial em 3:3 é tanto cuidadosa quanto negativa. Se Deus tivesse desistido totalmente de seu povo, Amós não teria sido chamado (Veja 3:7.) e a mensagem teria começado com o leão rugindo no versículo quatro. Portanto, a mensagem escura nestes capítulos pode ser vista, pelo menos em parte, como um chamado ao arrependimento, como no capítulo 3 de Jonas.

Como VOCÊ descreveria esta pergunta?

A parte da lista Descreva-eu-eu-eu abaixo contém as duas primeiras de 15 páginas de termos e frases descritivas (144 no total) que devem ser consideradas. Algumas frases têm linhas em branco a serem preenchidas conforme desejado. Todos os termos e frases são considerados provocadores, embora alguns sejam incorretos e outros sejam apenas parcialmente apropriados.

Clique nos cartões / páginas mostrados abaixo para acessar a lista completa. Após ler o capítulo 3 de Amós, percorra a lista D.I.Y. e pense em cada termo e frase sugerida para descrever a pergunta em Amós 3:3 para você mesmo.

A pergunta em 3:3 é sobre concordância? Sim. É básica? Sim, mas também é importante. Ela está intimamente ligada a Amós 3:1-2. Sim. É difícil de entender? Não, mas pode ser difícil de interpretar. (Para mais informações sobre a controvérsia sobre o verso, veja a próxima seção abaixo).

Amós 3:3 é um apelo à separação?

O profeta pediu a separação da idolatria em 4:1-5 e 5:4-8. Entretanto, a pergunta em 3:3 é provavelmente uma expressão do desejo de reconciliação de Deus consigo mesmo. A trágica separação de Israel de Deus é o problema que a pergunta aborda.

Amós 3:3 é freqüentemente aplicada de forma negativa às associações prejudiciais com pessoas más, tais como falsos mestres. Várias outras passagens e livros bíblicos, como Segundo Pedro e Judas, pedem isso, mas usar Amós 3:3 para ensinar esse tipo de separação é problemático. Fazendo isso, esquece dois fatos-chave. Primeiro, Amós estava evangelizando Israel no capítulo três. E segundo, os versículos de um a três são uma introdução graciosa e persuasiva à mensagem de Amós. Deus não queria que Israel fosse separado de si mesmo. Além disso, hoje, Ele não quer que você, como indivíduo, seja separado de si mesmo. Assim, por meio de Cristo, Ele providenciou a reconciliação.

FAZENDO SEUS PRÓPRIOS ESTUDOS -- com cartões Descreva-eu-eu-eu

Você pode fazer seus próprios estudos bíblicos descritivos usando os cartões Descreva-eu-eu-eu-eu. Tudo o que você precisa fazer é: 1.) decidir que passagem(s) você deseja estudar, 2.) decidir quem ou o que você deseja descrever, e então 3.) usar um conjunto de cartões "faça você mesmo" para ajudá-lo a descrever o que ou quem você escolheu.

Para mais informações,
Clique aqui para ir para a página de estudos descritivos

Existem quatro conjuntos de cartões "Descreva-se a si mesmo" à sua escolha. Dois conjuntos, (A) e (B), são mais curtos para economizar tempo. Em dois conjuntos, (A) e (M), todos os cartões têm linhas em branco para estimulação extra do pensamento. Mais da metade das cartas do conjunto Pro (P) também tem linhas em branco. Os Beaginners podem desfrutar da simplicidade do conjunto Short List (B), mas aqueles com tempo para estudos detalhados podem gostar dos conjuntos Mid List (M) ou Pro List (P). No entanto, o melhor conjunto para a maioria dos usuários é a Lista Breve (A).

Amos 7:1-17 -- Um olhar sobre o próprio Amós

O método de estudo bíblico PLUS+ é utilizado neste estudo. Portanto, a primeira de duas folhas de trabalho contém linhas negativas que devem ser julgadas como corretas, incorretas, ou parcialmente corretas. A segunda folha de trabalho que é mostrada abaixo contém pontos positivos que devem ser julgados da mesma forma. A última página do estudo tem as respostas e conclusões da folha de trabalho. Este estudo é um dos 20 da série Servidores Menores mas Significativos. Para o estudo completo em pdf clique no link abaixo da folha de trabalho.

clique aqui para o estudo completo
de quatro páginas (pdf em inglês)

Amós 9:11-15 -- Um Final Maravilhoso e Feliz

A forma mais simples do método de estudo bíblico PLUS+ começa com a elaboração de duas listas contrastantes de vários aspectos negativos e positivos. De certa forma, os cinco versículos finais de Amós são totalmente positivos, pois falam das bênçãos que virão à nação judaica durante o reino milenar, após o tempo do julgamento e do domínio gentio (Rm 11,25) ter terminado. No entanto, também se fala de problemas e futilidades do passado no final de Amós, por causa do contraste. Os negativos do passado e do presente tornam os positivos do futuro ainda mais maravilhosos.

Negativos

Positivos

  • O reino de Davi foi dividido e arruinado (9:11).
  • Israel esteve em cativeiro por um longo tempo (9:14-15).
  • Muitas cidades haviam sido devastadas (9:14).
  • Muito trabalho tinha sido em vão (9:14-15, 5:11).
  • Será necessário cultivar e construir (9:13-14).
  • Somente um remanescente será reunido (9:8-10, 12).
  • Muitas bênçãos são em sua maioria físicas (9:13-14).
  • Esta NÃO é a igreja (9:12, Atos 15:16-18).
  • Estas bênçãos ainda são, em sua maioria, futuras (9:11-15).
  • Esta passagem é relativamente curta (9:11-15).
  • O Filho de Davi, Jesus, reinará (9:11).
  • Será glorioso trabalhar a terra de Deus (9:13-15).
  • Haverá muitas cidades e jardins (9:14).
  • O trabalho não será mais em vão (9:14-15).
  • As colheitas serão surpreendentemente grandes (9:13).
  • Será o remanescente de Deus (Isa.10:20-23, Rom. 9:27).
  • Deus mesmo, fará todas estas coisas (9:11-15).
  • Os gentios crentes serão incluídos (9:12).
  • As promessas de Deus são seguras e duradouras (9:15).
  • Isaías, Ezequiel, Daniel, Joel, Zacarias e outros têm finais felizes um pouco semelhantes.

O próximo passo no método de estudo bíblico PLUS+ é discutir qual dos negativos é o pior e qual dos positivos é o melhor. O maior menos aqui sem dúvida foi a ruína que veio ao reino de Davi através de sua divisão em dois reinos e sua eventual perda através das cativeiro assírio e babilônico. A maior vantagem, portanto, será sua gloriosa restauração durante o reinado do Filho de Davi (9:11), Jesus, durante o milênio. Todas as outras grandes bênçãos na conclusão de Amós e na conclusão de muitos outros profetas fluirão a partir disso.

A etapa final do método de estudo bíblico PLUS+ é fazer aplicações pessoais com base na etapa anterior. À luz da vinda futura destas grandes bênçãos através do Messias, devemos acreditar nEle e viver à luz de sua vinda. Pois muitos julgamentos estavam chegando, como Amós enfatizou, mas também havia que haver um remanescente crente. Para nós santos da era da Igreja, ler através de Romanos capítulos nove a 11 e Segundo Pedro capítulo três pode nos ajudar a ter esperança na forma que devemos ser e a ter uma atitude bíblica em relação a Israel e ao povo judeu.

© 2020 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão