O SALMO 119 PODE SALVAR SUA VIDA!

O salmista sofreu muito pelo Senhor. Portanto, este grande Salmo mostra como superar o desânimo. Se você está sob ataque, desanimado ou cansado, estude o Salmo 119!

Quando o autor que provavelmente era Jeremias disse que ele teria perecido em sua aflição a menos que tivesse se encantado com os ensinamentos de Deus (119:92), ele incluiu a crença amorosa no Deus da Bíblia e em sua bondade. Ele NÃO estava falando da leitura habitual da Bíblia por um senso de obrigação, pois hábitos legalistas não são um deleite.

W.A.L.K. Estudos bíblicos

Jeremias como Autor do Salmo 119

O capítulo mais longo da Bíblia pode ter sido escrito por uma das 55 pessoas mais importantes da Bíblia. Através de um processo de eliminação, é possível chegar a alguma conclusão sobre quem provavelmente foi o autor. Para fazer isso, passe pelos sete pontos abaixo enquanto considera um conjunto de cartas que inclui: David (#2), Salomão (#5), Samuel (#16), Ezequiel (#28), Daniel (#35), Mordecai (#46), Isaías (#51) e Esdras que está classificado no #105. (Faça seu próprio cartão de Esdras).

Considere estes sete pontos!
PRIMEIRO, os versos 43 a 46 indicam que o autor foi provavelmente um profeta e não um rei. SEGUNDO, os versos 23, 25, 51, 61, 69, 85, 87, 110, 115, 134, 141, 150 e 157 mostram que o autor foi muito perseguido e teve muitos inimigos entre a elite. TERCEIRO, os versos 19, 24, 54, 57, 79, 94 e 98-100 parecem mostrar que o salmista tinha poucos amigos ou companheiros. (Ele parecia estar em sua maioria sozinho.) QUARTO, os versículos 28, 53, 82, 97, 113, 136, 139, 143, 145, e 163 parecem mostrar que o autor do Salmo era uma pessoa emotiva. QUINTO, os versículos 25, 41, 49, 58, 58, 65, 76, 107, 116, 154 e 170 parecem indicar que o Senhor tinha dado ao salmista uma promessa específica de proteção divina. SEXTO, como o Salmo é um acróstico, ele pode muito bem ter sido escrito por alguém que escreveu outros acrósticos, como o Salmo 25 (David), Salmos 111-112 (um autor desconhecido), ou Lamentações (Jeremias). SEVENTO, a ausência de qualquer referência ao tabernáculo ou adoração no templo pode indicar que o Salmo foi escrito para pessoas que estavam em cativeiro em vez de viver em Israel.

Estas sete coisas parecem apontar JEREMIAH como o autor mais provável e os cativos na Babilônia como seu público mais provável. Há muitas outras indicações de que este é também o caso, as quais são abordadas em estudos detalhados.

CONFIRA ESTES TRÊS EXEMPLOS DE ESTUDOS DETALHADOS.

Clique aqui para abreviar
SEÇÃO por SEÇÃO ESTUDOS
Através do Salmo 119

O salmo 119 é como uma trilha

© 2004 e 2012 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão e Alexander, Maine, E.U.A.

Todas as 22 estrofes de oito versículos cada foram cuidadosamente analisadas para ver como as coisas eram relativamente difíceis para o salmista em cada uma delas. Isso resultou no gráfico mostrado acima. Ele se parece muito com uma trilha de caminhada montanhosa. Os "vales" têm maior perseguição. Parte de cada estudo compara o conteúdo da estrofe a um aspecto da trilha dos Apalaches.

DOIS GRANDES JOGOS DE RASTRO

Jogo 'Find the Other Hiker'.

Primeiro, THE LEADER ensina o básico sobre o diagrama da Trilha Salmista, começando com o fato de que existem 22 estrofes de oito versos cada. Em seguida, os pontos baixos na cauda são mostrados como sendo devido à perseguição. Depois, o último ponto é que nos vários pontos altos o salmista estava frequentemente preocupado com o pecado pessoal. Suas lutas externas foram principalmente nos vales, e suas lutas internas foram principalmente nos pontos altos.

Segundo, OS JOGADORES ou EQUIPAS se revezam na escolha de um ponto ao longo da trilha (uma estrofe) que os outros tentam adivinhar fazendo uma série de perguntas. Um ponto é ganho para cada pergunta feita. Por exemplo, a estrofe nº 5 pode ser escolhida. Em seguida, os outros fazem perguntas como as seguintes: Você está na primeira metade da trilha? (sim) Você está em um dos vales? (não) Você está no topo de um dos três picos da primeira metade da trilha? (sim) Há muitas petições em sua estrofe? (sim) Você está na estrofe #5? (SIM!) Cinco perguntas = cinco pontos.

Terceiro, THE LEADER lidera uma pequena sessão de perguntas e respostas com Bíblias abertas sobre a estrofe que foi objeto da busca, estrofe #5 acima. Por exemplo, ele pode fazer perguntas como as seguintes. Que tipo de petições existem na quinta estrofe? Você acha que o salmista se sentiu espiritualmente fraco? Qual é seu verso favorito nesta estrofe? Por que você gosta dele? Esta discussão deve ser curta, mas pelo menos um ou dois pontos sólidos devem ser feitos. Então começa a próxima rodada.

Encontre o jogo dos pontos problemáticos

Primeiro, THE LEADER ensina o básico sobre o diagrama da Trilha Salmista (acima), como no Jogo de Localização de Trilha, enfatizando que os perigos externos tendem a estar nos vales e os perigos internos estão freqüentemente nos picos.

Segundo, THE LEADER READS A VERSE ou meio verso que tem algo a ver com problemas ou perigo. Os JOGADORES devem encontrar o verso em suas Bíblias. Quem encontrar o verso primeiro se levanta rapidamente - sem dar a referência. Este jogador ganha vários pontos. Outros jogadores que encontrarem o verso mais devagar, cedo menos pontos.

Por exemplo, O LÍDER pode ler a primeira metade do verso 23. "Príncipe [governantes] também se senta e fala contra mim", então ele deve dar um ou dois sobre a localização do versículo, já que o Salmo 119 é tão longo. Neste caso, ele poderia dizer: "Este versículo está em um dos cinco grandes vales" e "Está na primeira metade do Salmo" .

Terceiro, ao final de cada rodada O LÍDER deve conduzir um rápido estudo / discussão interativa sobre o versículo que foi encontrado. No caso do versículo 23, ele poderia perguntar: "Como o salmista venceu os príncipes? Ele discutiu e venceu, ou fez algo mais?" Novamente, esta discussão deve ser mantida curta, mas pelo menos uma boa observação deve ser feita.

Em OUTRA VOLTA o líder poderia ler o versículo cinco, "Oh, que meus caminhos foram direcionados para manter seus estatutos". Esta é uma declaração sobre a luta interior do salmista com o pecado e não sobre a perseguição. Como era de se esperar, está em uma das estrofes de ponta. Mais uma vez, devem ser dadas dicas e um pouco de ensinamento feito no final.

Salmo 119 Palavra por palavra

Renderização literal de estrofe por estrofe

As 22 estrofes do Salmo 119 são colocadas em inglês, palavra por palavra, e todas as palavras de cada versículo estão na ordem original do hebraico. Isso facilita a visualização de quais termos são usados primeiro em cada versículo. Os termos também estão todos codificados de acordo com a Concordância de Strong.

A tradução literal da maioria dos termos hebraicos abaixo é a mesma da Bíblia Interlinear de Jay P. Green Sr., e aqueles que também desejam ver o texto hebraico original (escrito da direita para a esquerda) devem adquirir uma cópia da útil obra de Green. Entretanto, há muitos lugares em que a tradução abaixo é um pouco diferente da de Green. Esses lugares são geralmente marcados com um asterisco (*).

Algumas preposições e conjunções hebraicas de uma letra não receberam números na concordância de Strong. A presença dessas preposições e conjunções é indicada pelas letras B (geralmente significando por), K (geralmente significando de acordo com), L (geralmente significando para ou em direção a) e W (geralmente significando e).

Clique nos arquivos das estrofes para ampliá-los e imprimi-los.

Outros estudos no Salmo 119

1a. O salmista foi bajulador?

O salmista soa jactancioso em 119:98-100, mas isso foi apenas porque ele se regozijava com o que o Senhor tinha feito por ele. Deus o havia ensinado (102b, 104a), e foi por isso que ele tinha mais sabedoria e compreensão do que outros (98-100). Da mesma forma, Jeremias naturalmente não sabia o que dizer (Jer. 1:6), mas o Senhor lhe deu suas mensagens (Jer. 1:7-17).

Este estudo faz parte da série Double-Top ou Worldview Compass na qual um indivíduo é normalmente contrastado com um grupo. Desta vez, porém, o salmista é contrastado consigo mesmo. Suas lutas são contrastadas com suas alegrias. Está na estrofe Homens (M) (119:97-104).

1b. O Salmista era um Estudante Modelo.

O salmista não era jactancioso na estrofe Mem stanza (119:97-104). Ao contrário, era um estudante modelo. Ele passou muito tempo na palavra de Deus e a obedeceu. Portanto, ele entendeu mais sobre as coisas que realmente importam do que outras, até mais do que seus professores.

Este estudo faz parte da série Lesser-Known mas Significant Leaders por duas razões. Primeiro, o salmista (Jeremias?) escondeu sua identidade ao não se nomear como o autor. Segundo, suas comparações com outros versículos 98-100 e versículos como o versículo 63 mostram que ele era um líder piedoso, mesmo estando muitas vezes sozinho. O profeta Jeremias era o líder espiritual de sua nação, mas muitas vezes estava sozinho, em sua maioria, porque sua mensagem era rejeitada. Liderar de maneira piedosa é muitas vezes um esforço solitário.

2. O salmista foi um vencedor.

Este estudo é sobre o Salmo 119 como um todo, embora o foco principal esteja nas três últimas estrofes (versículos 153-176). Ele mostra como o salmista superou a perseguição e o desânimo que vem com a liderança solitária, piedosa e piedosa. Faz parte da série Lesser-Known mas Significant Leaders como o estudo 2b acima.

O salmista obviamente tinha um grande ministério público, caso contrário não teria enfrentado uma oposição tão grande (157, 161). No entanto, ele raramente escreveu algo específico sobre seu trabalho (46). Aqueles que falam e pensam mais sobre seu trabalho do que pensam sobre o Senhor e sua Palavra não estão verdadeiramente servindo a Deus.

2020 Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão, Alexander, Maine, E.U.A.