página de boas-vindas

Primeiro Coríntios

Confira estes cinco estudos encorajadores.

Primeiro Coríntios 1-4 - Sabedoria

Os gregos eram conhecidos por sua busca de sabedoria. Portanto, não é surpreendente que sabedoria e sabedoria sejam termos chave nos primeiros quatro capítulos do Primeiro Coríntios. No entanto, muitos dos pontos de Paul sobre sabedoria são negativosA cultura grega é uma das mais importantes expressões da cultura grega, como contra o uso de retórica humanista e a ostentação centrada no homem.

Embora a maioria das pessoas da igreja de Corinto tivesse sido salva, havia uma tendência natural para pensar na igreja à luz de suas experiências culturais passadas. Assim, como no passado favoreceram certos filósofos e oradores em detrimento de outros, eles também começaram a escolher entre vários líderes da igreja (1:10-13, 4:6). Isto foi desconsiderando o fato de que a verdadeira sabedoria e o poder de Deus são nossos somente em Cristo (3:21-23).

No gráfico sintético abaixo, são mostrados pontos negativos com fundo cinza perto do topo, e pontos positivos sobre Cristo, o evangelho, etc. são mostrados com fundo vermelho no meio. Os pontos que têm a ver com a linha inferior têm fundo marrom claro e são a parte inferior. As instruções sobre como usar o gráfico também estão na parte inferior. Atenção especial deve ser dada aos comandos em 1:31, 3:18, e 3:21. Como Paulo, todos os crentes devem ser sábios tolos por Cristo ao invés de astutos buscadores de honra mundana e conexões lucrativas (3:18-21, 4:8-13).

First Corinthians 5 - impopular, mas importante

Ao contrário do capítulo 13, capítulo cinco de Primeiro Coríntios, se bem que longe de ser popular, já que a exortação de Paulo à igreja sobre como lidar com o homem incestuoso em seu meio está longe de ser uma leitura agradável. No entanto, o pecado chocante do homem precisava ser tratado rapidamente, e essa é provavelmente uma das razões pelas quais ele é mencionado com erro no início do livro.

Há duas folhas de trabalho neste estudo. A primeira está no próprio homem e é mostrada abaixo. A segunda (não mostrada) está focada na igreja e por que o povo estava relutante em excomungar o homem pecador. Havia fatores culturais e sociais envolvidos, e First Corinthians é um grande livro para estudar, a fim de ver como os fatores sociais e culturais podem afetar a igreja de forma negativa. Os outros estudos bíblicos Double-Top também são sensíveis socialmente.

First Corinthians 13 - popular, mas mal compreendido

O primeiro capítulo 13 de Coríntios é bem conhecido de certa forma, mas há muitas coisas importantes sobre o capítulo que são facilmente negligenciadas. Não se trata de amor em geral, mas visava mudar a situação pecaminosa na igreja de Corinto na época. O egoísmo semelhante ainda existe nas igrejas de hoje. A folha de trabalho para este Estudo Bíblico sem Deus é mostrada abaixo. Ela faz parte deste conjunto de estudos porque Deus nunca ou raramente é mencionado no capítulo e porque há muito mais negativos no capítulo do que muitos percebem. Em grande parte, o capítulo é sobre o que o amor não é. Por todos os meios, verifique o estudo inteiro (botão abaixo) para ver as respostas a esta folha de trabalho e muito mais.

Primeiro Coríntios 15 - descrevendo o arrebatamento

O primeiro capítulo 15 de Coríntios é sobre a realidade e a importância da ressurreição física de Cristo, e a seção final, clímatica nos versículos 50 a 58, é sobre o arrebatamento. Isto é apropriado, é claro, já que o arrebatamento envolverá a ressurreição do corpo físico daqueles que morreram em Cristo.

Neste estudo, vamos pensar como Paulo descreveu a remoção e transformação dos crentes em 1 Coríntios 15:50-58 e 1 Tess. 4:13-18. Também pensaremos sobre como o arrebatamento é compreendido e descrito pelos cristãos de hoje. Infelizmente, as descrições muitas vezes NÃO são as mesmas.

A folha de trabalho abaixo tem 40 cartões Descreva-eu-eu-eu. Vários dos termos e frases sugeridos são um pouco complicados e provavelmente promoverão uma discussão animada. O arrebatamento será realmente condicional, libertador, perturbador, curativo, oculto, alto, noturno, espetacular, e inexplicável? Obviamente, há muito o que pensar e falar.

Primeiro Coríntios 15:58

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inamovíveis, sempre abundantes na obra do Senhor, porque sabeis que vosso trabalho não é em vão no Senhor"."

Como você descreveria este famoso verso? Há muitos termos para descrever a si mesmo, incluindo "maravilhoso" e "encorajador", mas neste estudo limitaremos o estudo a cartões e termos que começam com a letra "C". Depois de ler o verso e seu contexto, pense em como os termos nos cartões abaixo são apropriados. Qual deles é seu favorito?

O versículo é corretivo porque a maioria dos gregos não acreditava na ressurreição física, e é clímax porque o versículo 58 vem no final do capítulo 15, a grande defesa doutrinária da ressurreição de Paulo.

O versículo contém comandos, mas é reconfortante e encorajador porque o Senhor Jesus foi vitorioso sobre a morte (15:57). Permanecer firme na fé (15:58, 16:13) é, portanto, estar confiante no evangelho (15:3) e, portanto, alegremente abundante no serviço do Senhor. O amor por outros crentes está envolvido nisto. Observe como o versículo começa e compare com os comandos em 16:13-14 que ecoam o capítulo 13.

Se você usar seu próprio conjunto de cartões Descreva- se ou rolar o mesmo que você pensa sobre este versículo e outros, você será muito encorajado.

FAZENDO SEUS PRÓPRIOS ESTUDOS -- com cartões Descreva-eu-eu-eu

Você pode fazer seus próprios estudos bíblicos descritivos usando os cartões Descreva-eu-eu-eu-eu. Tudo o que você precisa fazer é: 1.) decidir que passagem(s) você deseja estudar, 2.) decidir quem ou o que você deseja descrever, e então 3.) usar um conjunto de cartões "faça você mesmo" para ajudá-lo a descrever o que ou quem você escolheu.

Para mais informações,
Clique aqui para ir para a página de estudos descritivos

Existem quatro conjuntos de cartões "Descreva-se a si mesmo" à sua escolha. Dois conjuntos, (A) e (B), são mais curtos para economizar tempo. Em dois conjuntos, (A) e (M), todos os cartões têm linhas em branco para estimulação extra do pensamento. Mais da metade das cartas do conjunto Pro (P) também tem linhas em branco. Os Beaginners podem desfrutar da simplicidade do conjunto Short List (B), mas aqueles com tempo para estudos detalhados podem gostar dos conjuntos Mid List (M) ou Pro List (P). No entanto, o melhor conjunto para a maioria dos usuários é a Lista Breve (A).

© 2020 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão