página de boas-vindas

LUKE: Descreva-se a si mesmo

Vários estudos usando Cartões de Descrever-se

DESCRIBE-IT-YOURSELF Estudos e Jogos

Conjuntos de 21+ cartões "Descreva- se" são usados em pequenos grupos, grupos de jovens ou estudos bíblicos e jogos escolares caseiros. Em cada estudo, os participantes (indivíduos ou equipes) se revezam na descrição de um evento, pessoa ou passagem em linha com cartões sorteados aleatoriamente. Um ponto de jogo é concedido para cada ponto válido que é feito em um período de tempo limitado. Veja os estudos abaixo para exemplos de pontos válidos.

PASSOS DO JOGO / ESTUDOS: 1.) Primeiro, leia a passagem. 2.) Segundo, o líder demonstra como os pontos de jogo podem ser ganhos. 3.) Se o grupo for principalmente de crianças ou iniciantes, algumas das cartas mais difíceis devem ser retiradas do conjunto desde o início. 4.) Equipes podem ser formadas para ajudar os iniciantes. 5.) Equipes ou jogadores individuais se revezam para desenhar uma carta e falar sobre como ela é apropriada ou não. (Às vezes é em parte certo e em parte errado. 6.) Um minuto é freqüentemente longo o suficiente para marcar pontos, mas aos iniciantes pode ser dado mais tempo. 7.) O líder pode dar dicas para ajudar os iniciantes.

Luke Capítulo Um --- Elizabeth

Como foi o tone-setting de Elizabeth? 1.) Ela é a primeira de muitas mulheres no Evangelho de Lucas, mesmo aparecendo diante de Maria. 2.) Elizabeth e Zacarias eram ambas piedosas, muito parecidas com Simeão e Anna no capítulo dois. 3.) Elizabeth e seu marido não eram ricos, nem criadores de problemas ou uma ameaça para os romanos. Eles estavam mais concentrados na salvação do pecado (1:69, 76-79) do que no domínio gentio, embora se importassem com ambos (1:74-75). 4.) A misericórdia do Senhor para com Isabel é enfatizada (1:58) de forma muito semelhante à enfatizada em relação à nação (1:72, 78). Tanto Isabel quanto a nação tinham sido estéreis (1:7, 3:8-9) por muitos anos, mas ambas se tornaram receptoras da misericórdia divina.

Por que Elizabeth é mencionada mais do que Zacarias? Seu nome aparece algumas vezes mais do que o dele, mas Elizabeth falou muito menos do que seu marido. Aqueles que desejam criticá-lo por sua descrença inicial (1:18) devem prestar mais atenção às suas grandes profecias no final do capítulo (1:68-76). Os dois eram mais parecidos do que diferentes.

Por que Elizabeth era tão reservada? 1.) Não diz diretamente porque ela não havia contado a nenhum de seus vizinhos sobre a visão angélica (1:11-22). 2.) Entretanto, esconder-se por cinco meses até que sua gravidez se tornasse óbvia (1:24) estava sem dúvida relacionada à vergonha e à reprovação que ela havia suportado durante décadas (1:25). 3.) Durante esses muitos anos, ela provavelmente havia se afastado até certo ponto das outras mulheres ao seu redor porque era doloroso não o fazer. Outras tiveram filhos e até netos, mas ela foi considerada um fracasso como esposa. 4.) Então ela permaneceu em silêncio sobre a escolha do nome até ser forçada a falar no próprio nome (1:60), 5.) Isto foi um pouco como o silêncio da mulher tímida que foi curada ao tocar a roupa de Jesus em 8:43-48. Ela também era reservada e retraída por razões físicas e sociais.

Por que Elizabeth foi a única a incentivar Maria? Tanto Zacarias quanto Elizabeth provavelmente haviam questionado o plano de Deus para que tivessem um filho na velhice. Ela também provavelmente tinha sido surpreendida. Assim, ao encorajar Maria a acreditar (1:45), Elizabeth pode ter pensado em sua luta pessoal com dúvidas, e não apenas em ser crítica à descrença de Zacarias.

Como Elizabeth serviu ao Senhor? Suas palavras de encorajamento a Maria (1:42-45) foram importantes, apesar de terem sido ditas em casa e terem sido dirigidas apenas a uma pessoa. Embora Isabel fosse da tribo sacerdotal (1:5), ela não serviu no templo. Como muitas mulheres, seu principal lugar de serviço era em casa. Ela talvez não tenha sido capaz de criar João, no entanto, já que ele foi criado no deserto da Judéia (1:80) em vez de nas colinas 81:39).

Como Elizabeth se esqueceu de si mesma em 1:41-42? Sua alegria no Senhor a levou a falar em voz alta. Isto não era típico desta senhora tímida. O Espírito Santo lhe deu uma compreensão especial, e isto a levou a falar alto, mas claro.

Lucas 1:26-56 --- Maria em Lucas Capítulo Um

Como Maria foi famosa? 1.) No início, ela, é claro, não era bem conhecida (1:26-27). Assim, humanamente falando, de repente ela aparece do nada no versículo 26. 2.) Eventualmente ela se tornou famosa por causa do nascimento virginal. No entanto, ela permaneceu secundária desde que Jesus sempre foi primário.

Como Maria era paradoxal? 1.) Embora ela não fosse bem conhecida em geral, o capítulo um de Lucas mostra que ela fazia parte de uma comunidade piedosa, na qual outros a conheciam bem. 2.) Maria era pobre e provavelmente sem instrução num sentido formal (1:52-53). Contudo, ela falava fluentemente (1:46-55) e educadamente (1:38) um pouco como um membro da classe alta, culta. 3.) Embora Deus exaltasse e abençoasse Maria (1:48-49), ela permaneceu humilde. 4.) Ela fez uma pergunta a Gabriel (1:26, 34), mas ela não duvidou como Zacarias (1:18-29).

Como era Maria? 1.) Ela era como Hannah (1 Sam. 2:1-10), uma vez que seu discurso estava cheio de escrituras. 2.) Como uma mulher piedosa e futura mãe de uma criança especial, Maria era como Elizabeth. 3.) Maria era como Ana (2:36-38) e muitas outras nos capítulos um e dois por causa de sua expectativa da vinda do Messias (1:54-55, 68-75, 2:38). Ela estava esperando de mais de uma forma.

Maria estava sem pecado? 1.) Ela admitiu prontamente que não estava falando de Deus como seu Salvador (1:47). 2.) Além disso, embora fosse boa e piedosa, ela não foi elogiada como Zacarias e Isabel foram em 1:6.

Por que Maria foi escolhida e chamada? 1.) Em última análise, não sabemos por que, já que Deus fez a escolha. 2.) No entanto, uma razão era certamente porque ela estava na linha de David. (A genealogia no capítulo três foi provavelmente através dela). 3.) Ela também foi provavelmente escolhida porque era piedosa, humilde e bíblica. 4.) Sua saúde provavelmente também estava envolvida. 5.) Finalmente, estar noiva de José, proporcionou proteção. Assim, de várias maneiras, a providência de Deus é vista na escolha.

Como devemos ser como Maria? 1.) Devemos procurar ser piedosos e humildes como ela era. 2.) Além disso, devemos procurar ser úteis como ela. Uma razão pela qual ela foi estar com Elizabeth (1:39, 56) foi provavelmente para ajudar durante os últimos três meses da gravidez de Elizaeth e com o nascimento de João. 3.) Maria era uma pensadora bíblica, guiada pelo Espírito. Portanto, devemos meditar e pensar biblicamente como ela fez. Tragicamente, muitas ou mesmo a maioria das pessoas religiosas que hoje falam mais alto de Maria não conhecem as Escrituras como ela.

LEMBRE-SE para verificar como usar os 21+ cartões em um jogo divertido e educativo Descreva-eu-eu-eu-eu-eu como explicado no topo desta página.

Lucas 5:1-11 --- A Grande Apanhada

Como foi surpreendente a grande pescaria em Lucas 5:1-11? 1.) O pescado foi maior do que os pescadores experientes jamais haviam visto antes. 2.) O pescado era feito durante o dia e não à noite. 3.) O Senhor Jesus, que não era um pescador, tornou possível a captura. Este terceiro ponto é o mais importante, uma vez que a passagem é mais sobre Jesus do que sobre os discípulos ou a captura.

Como foi a grande captura de ser inadequado? 1.) Trabalhar a noite toda tinha sido inadequado (5:5). 2.) A rede tinha sido inadequada (5:6). 3.) Os dois barcos eram inadequados (5:7). 4.) A cooperação humana foi inadequada (5:7). 5.) Como um homem comum pecador, Pedro era inadequado (5:8). 6.) Contudo, Jesus não permitiu que a rede se rompesse, que os dois navios se afundassem, ou que Pedro fosse dispensado, porque o próprio Senhor Jesus é o Criador que estava e ainda está totalmente à altura da tarefa.

Como estava mudando a grande passagem de captura? 1.) Pedro, Tiago e João deixaram tudo e seguiram Jesus. 2.) Eles passaram a "pegar" muitos para o Senhor. 3.) João e Pedro porque autores de partes importantes do Novo Testamento. 4.) A grande passagem de captura ainda é encorajadora e a vida muda para nós hoje.

Como foi a grande captura sobre o perdão? 1.) O perdão dos pecados não é mencionado diretamente em 5:1-11. 2.) Entretanto, o silêncio do Senhor sobre a pecaminosidade de Pedro em 5:8-10 mostra que os pecados de Pedro já haviam sido perdoados.

Será que a grande captura foi o dinheiro? 1.) O dinheiro nunca é mencionado, e os verdadeiros discípulos não serviram para ganhar riqueza material. (Judas provavelmente o fez.) 2.) No entanto, a grande captura foi valiosa e, sem dúvida, atendeu à necessidade financeira das famílias dos discípulos por algum tempo. 3.) Pedro pode ter preocupado alguns com as implicações financeiras de seguir o Senhor (5:10). 4.) Entretanto, as finanças não são mencionadas a fim de manter o foco no próprio Senhor Jesus.

A grande captura foi mortal? 1.) Para o peixe, foi! 2.) No entanto, o Senhor disse a Pedro que ele estaria capturando homens vivos ou à vida em 5:10.

A grande captura era necessária? 1.) De certa forma, não, já que Peter, James e John haviam acreditado até certo ponto antes. 2.) No entanto, ela era necessária como uma experiência humilhante um tanto negativa e como uma poderosa experiência positiva e encorajadora. 3.) Jesus estava aconselhando Pedro.

LEMBRE-SE para verificar como usar os 21 mais sete cartões de bônus em um jogo divertido e educativo Descreva-se a si mesmo, como explicado no topo desta página.

Lucas 10:38-42 --- Martha's Sinful Complaint & Poor Choice

Marta era uma mulher piedosa a maior parte do tempo, mas em Lucas 10:38-42 sua queixa a Jesus e a atitude por trás dela eram pecaminosas. Muitos dos termos negativos na tabela de resumo abaixo obviamente NÃO descrevem Martha. Ela não era adúltera, desonesta, malvada, preguiçosa ou idólatra, mas alguns outros termos como egoísta, crítico, excessivo, preocupado e distraccionado - são muito comuns. Alguns outros termos são pelo menos parcialmente corretos, já que ela parece ter sido irada, inflexível, ingrata, rude, orgulhosa e talvez até opressiva.

Por que Marta foi pecaminosa em Lucas 10:38-42? Martha acreditava que Maria e o próprio Senhor estavam tratando-a injustamente, mas à luz da maior prioridade de ouvir a Deus, era a própria Martha que era injusta e provavelmente até um pouco ímpia na época. Ao concentrar-se principalmente nas necessidades físicas, ela não tratava Jesus como Deus.

O problema de Marta era com suas prioridades a curto prazo, em vez de lealdade a longo prazo. Ela não era rebelde. Ela desejava agradar ao Senhor, mas estava muito concentrada em seu próprio serviço, em vez do próprio Senhor e do que Ele queria. Ela era zelosa, mas um tanto ignorante da vontade de Deus. Isto era um pouco como Pedro em suas três negações.

E quanto à escolha em 10:42? Se Jesus e seus discípulos estivessem sendo simplesmente hospedados para uma refeição, não haveria nenhum problema entre Maria e Marta, uma vez que eles teriam feito os preparativos juntos, como geralmente faziam. Desta vez, porém, houve um encontro com Jesus ensinando também. Assim, as irmãs tiveram que decidir o que fazer. Maria escolheu adaptar-se à reunião que estava sendo acrescentada, sentando-se para ouvir. Foi a isso que Jesus se referiu como escolhendo a parte boa (10:42). Ela era flexível de uma maneira piedosa, mas Martha escolheu assumir seu papel habitual apesar da reunião.

UMA ÓTIMA MANEIRA INTERATIVA DE ESTUDAR O PECADO. Depois de ler a passagem e ensinar algumas coisas sobre Martha usando o quadro resumo acima, o líder deve virar as 38 cartas de face para baixo em uma mesa ou segurá-las em sua mão como um baralho. Em seguida, indivíduos ou equipes se revezam desenhando uma carta e explicando SE POSSÍVEL como o termo ou frase negativa na carta se encaixa Martha em Lucas 10:38-42. Dois pontos são ganhos cada vez que isto é feito corretamente.

Se o termo na carta não se encaixar na Martha, o indivíduo ou equipe que a desenha ainda pode ganhar dois pontos explicando por que é inapropriado e mencionando alguém na Bíblia a quem o termo ou frase se encaixa. Por exemplo, Martha não foi violenta, mas Joab foi quando assassinou Abner.

No final do estudo / jogo, depois de contar para ver quem ganhou mais pontos, o líder deve fazer seu próprio ponto principal. Isto pode, por exemplo, ser sobre o perigo de ser MUNDIAL.

Lucas 10:38-42 --- Comparando Marta em Lucas e João

Marta em Lucas capítulo 10 é descrita no lado esquerdo da folha de trabalho abaixo e como ela aparece em João capítulo 11 e 12:1-5 no lado direito. Ela parece bastante diferente, embora fosse a mesma pessoa. Como isto poderia ser? Sua personalidade ativa e orientada para a ação se mostra em ambos os casos, mas com diferenças importantes.

Qual é a diferença básica? De acordo com o tema de John, a natureza da crença de Martha é enfatizada em John. Ela saiu rapidamente ao encontro de Jesus (João 11:20) porque sua fé a levou a agir. No capítulo dez de Lucas, entretanto, Marta se distraiu com as coisas e necessidades (Lc 10,40). Portanto, suas ações e palavras não eram baseadas na fé. Outras diferenças, como Marta fazendo demais em Lucas mas não em João, seguiram naturalmente dos diferentes pontos de partida.

E quanto aos contextos? O contexto é claro em John, mas em Luke não há marcadores de contexto físicos ou cronológicos. Assim, parece que Lucas colocou a história de Maria e Marta logo após a parábola do Bom Samaritano, com um propósito temático. Talvez isto tenha sido para mostrar que fazer boas ações como o Bom Samaritano havia feito nem sempre é a melhor coisa a fazer. Assim, o Senhor Jesus e Lucas ensinaram através de Maria e Marta que é melhor ouvi-lo. Ouvir leva à fé, e a fé genuína leva a fazer a vontade de Deus.

Lucas 15:11-32 --- A Parábola do Filho Pródigo

Como é alegre a parábola do filho pródigo? 1.) A alegria do pai representa a alegria de Deus sempre que um pecador se arrepende. 2.) O mesmo ponto é dito nas duas parábolas anteriores do capítulo. 3.) A ira do irmão mais velho é o oposto da alegria divina e mostra que havia algo de errado com a visão negativa dos fariseus sobre o ministério de Jesus (15:1-3). Eles não pensaram como Deus pensa.

Como foi / é a parábola evangelística? Quem tirar a carta evangelística pode facilmente marcar o número máximo de pontos permitido em uma rodada que normalmente é de cinco. A parábola é evangelística porque: 1.) É sobre / contra vários tipos de pecado. 2.) É sobre o arrependimento. 3.) É sobre o amor de Deus. 4.) É contra falsas crenças, tais como a crença em obras de auto-retidão. 5.) É sobre a incapacidade do pródigo de se salvar em 15:15-16. Havia apenas uma maneira de ser salvo, etc.

Como foi / é a parábola em dois lados? A parábola é de dois lados porque: 1.) Ela é tanto negativa quanto positiva. 2.) É ao mesmo tempo evangelística e teológica. 3.) É contra tanto a ilegalidade do irmão mais novo quanto o legalismo sem amor do irmão mais velho. 4.) Materialisticamente falando, é contra tanto o desperdício como a cobiça. 5.) Ela se situa em dois países, um judeu e outro longínquo. 6.) Trata-se tanto do prazer de curta duração, sem lei, como da miséria que se segue, etc.

Como era / é a parábola sobre ser miserável? 1.) O pródigo atingiu seu ponto baixo nos versos 15-16 enquanto sentia os porcos, mas não tendo nada para comer ele mesmo. Este triste estado o levou ao arrependimento em 15:18-19. 2.) Ele ainda estava com fome, sujo e sem sapatos no caminho de casa, mas a mudança de coração e de mente diminuiu um pouco sua miséria porque ele tinha esperança.

Como era / é a parábola agrícola e por que isso era importante? 1.) O pai era um próspero fazendeiro que representa Deus. 2.) O irmão mais novo foi forçado a trabalhar alimentando porcos quando ficou sem dinheiro (15:15-16). 3.) O irmão mais velho trabalhava no campo (15:25). 4.) O estilo de vida desperdiçador do irmão mais novo em 15:13, 30 foi caracterizado por NÃO trabalhar. Isto representa NÃO servir a Deus. O trabalho do irmão mais velho era um serviço superficial em nome do ganho, o que representa o estilo de vida dos fariseus cobiçosos (16:14).

Como a imagem de Deus é vista na parábola? Não é mencionada diretamente, mas é vista: 1.) no pai permitindo ao pródigo sair (15:12-13) em vez de forçá-lo a permanecer como um escravo, 2.) na tomada de decisão do pródigo, embora tenha sido egoísta no início, 3.) no pedido do pai ao irmão mais velho para mudar seu pensamento, e 4.) na restauração da filiação plena do pródigo.

Quais são as coisas "ausentes" na parábola? 1.) Não há mãe, apenas o pai e os filhos. (Se uma mãe fosse incluída, ela daria apoio à visão católica romana e não bíblica de Deus). 2.) A onisciência e a soberania de Deus não são claramente vistas na espera do pai (15:20), já que ele aparentemente estava procurando o pródigo para voltar o dia todo, todos os dias (o amor paciente do pai e o arrependimento do pródigo são enfatizados em seu lugar). 3.) Não há nenhuma palavra de repreensão para o pródigo quando ele voltou (15:21-22). Seu arrependimento foi imediata e plenamente aceito.

Onde está o próprio Jesus na parábola? Ele está "desaparecido" também? 1.) O pai parece representar Deus, o Pai. No entanto, o homem que procura sua ovelha perdida em 15,4-7 soa como o pastor de Deus, o Senhor Jesus. Como estas duas parábolas são paralelas e no mesmo capítulo, Jesus não está faltando. 2.) Mais importante, talvez, como Aquele que ensinou estas parábolas, Jesus mostrou que ele poderia explicar completamente o pecado E como os homens pecadores podem ser reconciliados com Deus. (Somente Deus, o próprio Deus, poderia fazer isto.) Isto é muito parecido com Jesus explicando o verdadeiro significado da lei no Sermão da Montanha. Nenhum homem comum poderia fazer isto. Assim, Jesus estava presente como o grande, divino Mestre e Evangelista.

Como é a parábola sobre a vida cristã? 1.) Isto não é enfatizado na passagem, mas o pródigo voltou com um coração mudado / disposto a servir, já que ele colocou seu pai (que representa Deus) em primeiro lugar. 2.) Além disso, sua aceitação significava que ele era livre para servir como um filho com aprovação e ajuda do alto. Esta é a herança de todos os crentes genuínos. 3.) Além disso, o serviço do irmão mais velho foi superficial e não agradou a seu pai. Isto mostra que somente aqueles com um coração mudado podem realmente viver a vida cristã.

Como é triste a parábola? 1.) A pecaminosidade do pródigo causou tristeza. 2.) O irmão mais velho não se arrependeu. 3.) No entanto, isto não é enfatizado (15:32). O final é na verdade positivo, como os das outras duas parábolas do capítulo 15.

LEMBRE-SE para verificar como usar as 38 cartas em um jogo divertido e educativo Descrever-se, como explicado no topo desta página. Você pode adicionar outras cartas ao conjunto de 38, se desejar.

Lucas 19:1-10 --- Zaqueu

Como é interessante a história de Zaqueu? 1.) É uma história incomum por causa de Zaqueu escalar uma árvore para ver Jesus. 2.) É curta e simples. 3.) A natureza pessoal da história - incluindo o fato de o Senhor conhecer Zaqueu e se dirigir a ele pelo nome - é o aquecimento do coração. 4.) A multidão hostil acrescenta um terceiro elemento(triangular) à história e ajuda a torná-la interessante.

Como Zaqueu era um zé-ninguém? 1.) Fisicamente, ele era baixo e não podia ver por cima da multidão, mas 2.) principalmente, ele era um underdog socialmente desfavorecido. Além de Jesus, todos pareciam odiá-lo.

Quais são as coisas "ausentes" na história? 1.) O grau de ódio a Zaqueu e os detalhes sobre isso não são mencionados. 2.) A história é mantida curta. Isto provavelmente porque uma longa história sobre Zaqueu teria sido contraproducente no evangelismo entre os judeus da Judéia. 3.) Esta é também provavelmente a razão pela qual a história está faltando inteiramente em Mateus, Marcos e João.

Existe realmente um milagre na história? 1.) Sim, a salvação de Zaqueu foi milagrosa, uma vez que ele era o desprezado chefe da cobrança de impostos que provavelmente viveu durante anos mais como um gentio (ajudando os romanos) do que como um judeu. 2.) O milagre, porém, não foi compreendido ou apreciado pelos presentes (19:7). 3.) A murmuração de todos aqueles em 19:7 contrasta com todo o povo que glorificava a Deus em 18:43.

O que mostra que Zaqueu não foi escutado pelo povo? 1.) Nada é dito sobre ele falar para a multidão e suas palavras serem rejeitadas. 2.) No entanto, como um pária da sociedade judaica, ele não estaria inclinado a pedir para ir à frente a fim de ver Jesus. 3.) Correr na frente e escalar uma árvore era um trabalho criativo e independente, em linha com as coisas que ele provavelmente tinha que fazer com freqüência. 4.) Portanto, não ser escutado era no sentido de que ele sabia melhor do que pedir ajuda judaica em primeiro lugar. 5.) Zaqueu foi universalmente evitado, mas isso faz com que Jesus se interesse especialmente por ele e o aceite como um pecador arrependido e filho genuíno de Abraão, o que é ainda mais surpreendente.

LEMBRE-SE para verificar como usar as 38 cartas em um jogo divertido e educativo Descrever-se, como explicado no topo desta página. Você pode adicionar outras cartas ao conjunto de 38, se desejar.

Lucas 23:39-43 --- Os Dois Ladrões

Os dois ladrões eram realmente desconhecidos? 1.) Eles são mencionados tanto em Mateus como em Marcos, mas somente Lucas mostra que um deles se arrependeu. 2.) Para os propósitos evangelísticos de Lucas, eles não precisavam ser descritos em detalhes. 3.) Eles podem realmente ter sido notórios em Jerusalém na época, já que provavelmente tinham matado alguém. Eles não eram apenas ladrões.

Como era o ladrão arrependido UNLIKE o impenitente? 1.) Muitos pontos do gráfico de resumo abaixo mostram as diferenças. 2.) Talvez a diferença mais importante seja que o ladrão arrependido temia a Deus enquanto que o não arrependido não temia a Deus. 3.) Outro contraste importante é entre a fé e a esperança do ladrão arrependido e a falta de fé e esperança dos criminosos não arrependidos.

Como o ladrão arrependido LIKE era o não arrependido? 1.) Ambos estavam pensando no futuro até certo ponto, mas o ladrão impiedoso era míope, pois não estava pensando em enfrentar Deus depois de morrer. 2.) De acordo com Mat. 27:44 e Mc. 15:32, ambos os criminosos haviam zombado do Senhor e eram blasfemos no início. Lucas, no entanto, não mostra isso.

Como foi o ladrão arrependido EVANGELÍSTICO? 1.) Suas palavras de repreensão ao outro ladrão continham o evangelho. 2.) A repreensão era tanto negativa quanto positiva, como o evangelho.

Como o ladrão arrependido foi IMPORTANTE? 1.) A princípio, ele não parece ser muito importante, pois a conta é curta e ele é anônimo. 2.) No entanto, a história de sua salvação é uma parte importante da cena da crucificação em Lucas. 3.) Além disso, o ladrão arrependido é um pouco como Zaachaeus. Os dois ajudam a estabelecer os temas do alcance e do arrependimento em Lucas.

O ladrão arrependido era realmente UNSELFISH? 1.) Pedir a Jesus que se lembre dele em 23.42 parece egoísta, mas isso foi correto, já que ele declarou abertamente sua fé recém-fundada nos dois versículos anteriores. 2.) Além disso, sua repreensão ao outro ladrão em 23:40-41 foi humilde e altruísta.

O ladrão arrependido foi OBRIGADO? 1.) Não diz que ele era, mas deve ter sido. 2.) O agradecimento provavelmente não é mencionado porque o arrependimento e a fé são enfatizados em seu lugar.

LEMBRE-SE para verificar como usar as 38 cartas em um jogo divertido e educativo Descrever-se, como explicado no topo desta página. Você pode adicionar outras cartas ao conjunto de 38, se desejar.

Lucas 24:13-33 --- O Ensinamento de Jesus na Estrada de Emaús

Como foi o ensinamento de Jesus em Lc 24,13-33 pastoral? 1.) O seu objetivo era restaurar a esperança bíblica dos dois discípulos. 2.) Seu ensinamento era o aconselhamento pessoal. 3.) Seu ensinamento era cuidadoso e minucioso, em vez de apenas uma repreensão rápida e um comando curto. (Ele passava tempo com eles como um pai passando tempo com seus filhos. 4.) Os dois discípulos se reuniam novamente aos outros discípulos em Jerusalém.

Como foi pessoal o ensino de Jesus em Lc 24,13-33? 1.) Ele se aproximou e foi com os dois discípulos. 2.) Ele conversou com eles de maneira informal. 3.) Ele andou com eles e comeu com eles. 4.) Ele lidou com os dois discípulos pessoalmente, como fez com Pedro no capítulo 21 de João.

Como foi persuasivo o ensino de Jesus em Lc 24,13-33? 1.) Ele baseou seu ensinamento nas promessas e profecias do Antigo Testamento. 2.) Ele demonstrou um perfeito, profundo e completo domínio das Escrituras. 3.) Ele fez perguntas em 24:18, 19, e 26. Além disso, ele provavelmente continuou a fazer algumas perguntas, especialmente retóricas, como ele ensinou por mais de uma hora. 4.) Seu ponto em 24:25-26 foi enfático e razoável. 5.) Sem dúvida, ele deu aos dois discípulos algum tempo de pausa para pensar e meditar sobre o que ele disse.

O ensino do Senhor em Lc 24,13-33 foi eloquente? 1.) Jesus explicou as Escrituras para que a fé e a esperança dos dois discípulos fossem baseadas no que estava escrito e não na maneira como ele falava. 2.) Os oradores tentam ser eloqüentes por razões egoístas. Jesus não o fez. 3.) Motivar os dois discípulos a voltar a Jerusalém foi muito mais importante do que ser eloqüente.

LEMBRE-SE para verificar como usar as 38 cartas em um jogo divertido e educativo Descrever-se, como explicado no topo desta página.

FAZENDO SEUS PRÓPRIOS ESTUDOS -- com cartões Descreva-eu-eu-eu

Você pode fazer seus próprios estudos bíblicos descritivos usando os cartões Descreva-eu-eu-eu-eu. Tudo o que você precisa fazer é: 1.) decidir que passagem(s) você deseja estudar, 2.) decidir quem ou o que você deseja descrever, e então 3.) usar um conjunto/lista de cartões de bricolage para ajudá-lo a descrever o que ou quem você escolheu.

Para mais informações,
Clique aqui para ir para a página de estudos descritivos

Existem quatro conjuntos de cartões "Descreva-se a si mesmo" à sua escolha. Doisconjuntos, (A) e (B), são mais curtos para economizar tempo. Em dois conjuntos, (A) e (M), todos os cartões têm linhas em branco para estimulação extra do pensamento. Mais da metade das cartas do conjunto Pro (P) também tem linhas em branco. Os Beaginners podem desfrutar da simplicidade do conjunto Short List (B), mas aqueles com tempo para estudos detalhados podem gostar dos conjuntos Mid List (M) ou Pro List (P). No entanto, o melhor conjunto para a maioria dos usuários é a Lista Breve (A).

© 2021 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão