Tudo o que Deus faz é importante, mas os textos teológicos geralmente descrevem Deus com adjetivos em vez de verbos. Deus é bom, santo e grande. Isto não nos leva a agir de forma tão natural quanto focalizar o que Ele faz. Surpreendentemente, é possível descrever a maioria das coisas que a Bíblia diz que Deus faz em apenas 101 pontos.

clique aqui para
a lista COMPLETEte God 101

GOD 101 Estudos de lista e caracteres

A lista de 101 coisas que Deus faz deve ser dada aos membros do grupo. Um pequeno estudo introdutório à lista deveria incluir o fato de que ela está aberta a questionamentos e poderia ser melhorada. Após a introdução, o líder do estudo deveria recorrer ao que Deus fez nas vidas de vários personagens bíblicos da lista Top 55 da Bíblia.

O que Deus fez na vida da ADAM? (#53 na lista Top 55 da Bíblia)
Isto deve ser perguntado e respondido no início sem que os membros do grupo consultem a lista de Deus 101. Alguém provavelmente diria rapidamente que Deus criou Adão. Ótimo, mas havia mais do que isso. Assim, o líder então encaminharia o grupo aos pontos # 2 e # 3 da lista, para mostrar que Deus criou o homem à sua própria imagem e não apenas como um animal. Além disso, Deus criou a mulher para ser Adams, uma vez que nenhum mero animal era apropriado para ele.
Muito poderia também ser dito sobre Deus confrontando Adão a respeito de seu pecado (#65) e providenciando sua salvação (#61). Embora a encarnação e a cruz não tenham ocorrido até milhares de anos depois, ela foi vista desde o início e prevista através das famosas linhas da semente da mulher (Gn 3:15). Assim, ao pensar em Adão, é possível pensar e discutir vários aspectos importantes do que Deus faz.
No final do estudo, há duas perguntas-chave a serem respondidas. 1.) Que coisas similares Deus fez em minha vida ou por mim? e 2.) O que devo fazer em resposta? A segunda coluna da lista de Deus 101 é útil com esta pergunta final de aplicação. Aqueles que são salvos devem continuar a servir.

O que Deus fez na vida da NOAH? (#47 na lista Top 55 da Bíblia)
O líder do estudo deveria iniciar esta discussão encorajando os membros do grupo a pensar e falar sobre o que eles acreditam ser a principal coisa que Deus fez por e através de Noé. Alguém provavelmente diria que Deus poupou a vida de Noé e a vida de sua família. Outro membro provavelmente iria mais longe dizendo que Deus salvou toda a humanidade futura ao salvar os três filhos de Noé e suas esposas. A maioria dos membros do grupo provavelmente concordaria que esta foi a coisa principal que Deus fez na vida de Noé.
Um pouco em contraste com esta conclusão, o líder do estudo deveria então recorrer aos pontos #17 e #18 da lista de Deus 101 e falar sobre a necessidade de Deus destruir o mundo pré-salvado a fim de limitar o mal no mundo. Se isso não tivesse sido feito, a pecaminosidade e o mal no mundo teriam continuado a se expandir, como a propagação de uma doença altamente infecciosa em uma cidade cheia de gente.
Em seguida, o líder do estudo poderia perguntar se a inundação mundial e o novo começo através dos descendentes de Noé foi suficiente para impedir a propagação do mal. Obviamente, não foi, porque Deus precisou confundir a linguagem humana também algumas gerações mais tarde, como visto no capítulo onze de Gênesis. O ponto nº 20 da lista de Deus 101 é sobre isso.
Finalmente, a pergunta torna-se o que devo fazer em resposta ao que o Senhor fez por e através de Noé? Várias boas respostas são possíveis. Obviamente, uma delas é agradecer que o Senhor está no controle e cuida de seu povo. Além disso, cada um de nós precisa ser sensível à liderança do Senhor de que maneiras específicas devemos tentar salvar nossas famílias do mundo maligno que está ao nosso redor. Não devemos apenas alinhar com o sistema mundial. Como Noé, precisamos ser diferentes de maneiras ativas.

O que Deus fez na vida de MOSES? (nº 3 na lista do Top 55 da Bíblia)
Deus obviamente fez muitas coisas por e através de Moisés. Portanto, este estudo poderia começar com membros do grupo fazendo muitas declarações curtas e rápidas, uma após a outra em resposta. -- Deus protegeu Moisés como um bebê. O Senhor permitiu que Moisés estivesse com sua mãe no início. Deus permitiu que Moisés tivesse uma educação especial. O Senhor trabalhou no coração de Moisés. Deus o humilhou. O Senhor deu a Moisés uma esposa e filhos. Deus deu a Moisés uma experiência valiosa no deserto. O Senhor preparou Moisés e o chamou. Deus deu a Moisés alguns bons ajudantes. O Senhor permitiu que Moisés falasse e agisse por ele de algumas maneiras surpreendentes. Deus dirigiu e guiou Moisés em todo o caminho. O Senhor deu a Moisés sua Palavra. Deus respondeu às orações de Moisés. O Senhor repreendeu Moisés quando ele pecou. Deus permitiu que Moisés visse a terra prometida. O Senhor o enterrou. --
Após uma lista tão longa, a discussão deve se voltar para as coisas mais importantes que Deus fez por e através de Moisés, algumas das quais podem ser facilmente encontradas na lista de Deus 101. Por exemplo, Moisés esteve envolvido no julgamento do Egito (ponto #41) e na entrega da Lei (pontos #26 e #27). Alguns outros pontos não são tão visíveis. Por exemplo, Deus humilhar Moisés foi muito importante, mas os pontos #81 até #84 utilizam terminologia diferente.
Finalmente, é claro que o Senhor usou Moisés como seu principal agente humano para ajudar a salvar Israel do Egito e prepará-lo para ser sua nação na terra prometida. Deus não deu à maioria de nós tarefas tão grandes, mas cada crente foi salvo para servir. Assim como Moisés, acrescente à sua fé (2 Pedro 1:5) virtude, isto é, atos corajosos, dia após dia.

O que Deus fez na vida de JEREMIAH? (#19 na lista do Top 55 da Bíblia)
Como Jeremias não é tão conhecido como Moisés e muitos outros, a ajuda da lista do Top 55 da Bíblia é necessária a fim de discutir o que Deus fez em sua vida. Ele está, é claro, coberto pelo Livreto do Top 55, mas há uma montanha de informações úteis adicionais claramente em exibição no gráfico de resumo codificado por cores do livro de Jeremias, a página do site Jeremias.
Então, o que Deus fez na vida de Jeremias? Aqui estão algumas respostas corretas. O Senhor disse a Jeremias o que dizer. Deus usou Jeremias para prever o julgamento divino sobre Israel. Deus usou Jeremias para confrontar os líderes pecadores. Deus usou Jeremias para predizer o julgamento divino sobre a Babilônia e outras nações. Deus protegeu Jeremias de seus inimigos. (O Senhor deu a Jeremias um longo ministério.) Deus providenciou alguns ajudantes. O Senhor deu a Jeremias uma mensagem de esperança, bem como de julgamento. Deus deu a Jeremias uma mensagem sobre o novo pacto. Deus encorajou Jeremias. O Senhor guiou Jeremias em seus vários escritos (Jeremias, Lamentações, Salmo 119?). Deus cuidou para que Jeremias fosse bem respeitado no final.
Vários dos pontos acima estão também na lista de Deus 101. Deus enviou os profetas (#25). Deus inspirou as Escrituras (#26). Deus busca os corações (#30). Deus usou a Babilônia e julgou a Babilônia (no. 43). Deus condena o pecado (#65). Deus protege seus servos (#95). Estes vários pontos devem estar claramente ligados a Jeremias.
Com relação às aplicações pessoais, devemos antes de tudo agradecer a atuação interior do Espírito Santo, a nova aliança e o novo nascimento que Jeremias previu (ponto nº 75 da lista de Deus 101). Em segundo lugar, devemos falar contra o pecado, como Jeremias fez. Terceiro, devemos ser encorajados através da palavra de Deus como Jeremias foi (Jer. 15:16, Psa. 119:72) em vez de ter medo daqueles que se opõem à palavra de Deus e aos servos (Jer. 15:20, Psa. 119:46).

O que Deus fez na vida de MARIA? (#52 na lista do Top 55 da Bíblia)
A maioria das pessoas na igreja e até mesmo muitas fora dela conhecem a história básica do Natal. Portanto, é fácil obter uma resposta simples à pergunta acima. Deus escolheu Maria para ser a mãe do Salvador.
Muitas outras respostas e pontos são necessários, no entanto, para obter a história completa.
Deus explicou a Maria como o nascimento virginal foi possível. Deus usou Elisabeth para encorajar Maria. Deus protegeu Maria, explicando a situação a José. Deus usou José para proteger Maria e seu primogênito. Deus ajudou Maria a pensar profundamente sobre o nascimento de Jesus através do que várias outras pessoas disseram. Deus providenciou o Salvador para salvar Maria de seus pecados. Deus deu a Maria outros filhos através de José. Deus (Jesus) corrigiu Maria duas vezes que nós conhecemos. Deus usou o apóstolo João para cuidar de Maria em sua velhice.
Depois que o grupo falar sobre vários pontos como os acima, a conversa deve ser voltada para o que é a coisa mais importante que Deus fez na vida de Maria. Muitos, é claro, dirão rapidamente que foi a encarnação que está no ponto #59 da lista 101 de Deus. Isto, no entanto, não vai suficientemente longe. O primeiro Filho de Maria foi também seu Salvador, que morreu por seus pecados (#61).

Finalmente, o que Deus fez na vida de Maria que tem paralelos em nossas vidas? Sem dúvida, a coisa mais importante foi que Deus providenciou a salvação de Maria do pecado. Portanto, a aplicação mais básica é acreditar no Senhor Jesus como ela fez. Além disso, devemos estar abertos ao divino correto e à instrução como ela foi (#66, #84). É claro, a vida de Maria mostra que também devemos ser gratos pela proteção divina (# 94) e ser corajosos no ministério por causa dessa proteção.

Lista GOD 101 e Estudos Temáticos?

É claro que é possível usar a lista de Deus 101 para vários estudos atuais sobre o que Deus faz, e dois desses estudos são sugeridos abaixo. Entretanto, estudos de caráter como os acima são muito mais fáceis de se fazer e muito mais fáceis de se relacionar com pessoas comuns. Eles não exigem tanto entendimento da teologia.

Como Deus se comunica? (Deus 101 lista #23)
Esta pergunta levaria a uma discussão sobre a comunicação de Deus com a humanidade através de sua criação, através da Escritura e através do Filho. Após estes pontos terem sido feitos por membros do grupo, o líder do estudo deveria chamar a atenção para os pontos #24 até #28 da lista de Deus 101, enfatizando o ponto #28 sobre o Filho de uma maneira especial à luz de Hebreus 1:1-3. Além disso, o funcionamento interno do Espírito Santo nos corações e mentes em conexão com as Escrituras não deve ser negligenciado (#63).

Como Deus escuta e ouve? (Deus 101 lista #97)
Esta pergunta levaria a uma discussão sobre o Senhor respondendo à oração e agindo em nome de seu povo. É claro que ele não responde às orações egoístas da maneira como aqueles que rezam desejam, e isto deve fazer parte da discussão. Além disso, Êxodo 2:24, 3:7 e 6:5 mostram que Deus ouviu o gemido e o choro de seu povo cativo. Além disso, Deus também ouviu a queixa dos israelitas contra Moisés e contra si mesmo (Êxodo 16:9, 12).
Os pontos #97 até #100 da lista de Deus 101 devem ser considerados já que se trata de oração, mas talvez alguns pontos adicionais possam ser acrescentados a fim de salientar o fato de que Deus também ouve gemidos e reclamações. A lista de Deus 101 é útil, mas inevitavelmente um tanto incompleta.

CANDIDATURAS

Observe que as listas de Deus 101 têm sugestões práticas de aplicação linha após linha. Portanto, cada estudo deve concluir com aplicações. Esta é uma teologia prática, e o objetivo não é promover a lista de Deus 101, embora seja útil.

© 2022 Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão, Alexander, Maine, E.U.A.