Página de boas-vindas

JOY 101

um estudo sério da guerra - sem um jogo

teologia prática para melhor pensar e viver

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE ALEGRIA?
Muitas
coisas são ensinadas, é claro, mas estas provavelmente são melhor vistas pessoalmente na vida das pessoas que são mais mencionadas na Bíblia. Portanto, os vários estudos curtos de caráter abaixo são baseados em uma busca cuidadosa através das Escrituras por alegria, alegria, felicidade, gratidão, dança, canto e coisas parecidas na vida de algumas das 55 pessoas do Top 55.

COMO UTILIZAR ESTE MATERIAL
Os estudos sobre alegria abaixo não são apenas para serem lidos. Tampouco devem ser usados como pontos de sermão. Eles se destinam a ajudar os líderes dos estudos bíblicos a se prepararem para liderar discussões animadas sobre alegria usando a lista e os cartões dos Top 55 da Bíblia. O livreto Top 55 também deve ser referenciado em relação aos personagens menos conhecidos.

BIBLIOTECA Top 55 PáginaLivreto Top 55 da bíblia (Inglês)Livreto Top 55 da Bíblia (Japonês)

ABRAHAM
Há pouca alegria no livro de Gênesis, e a principal razão para isso provavelmente é devido ao pecado que, naturalmente, começou com Adão (#53). O nascimento de Isaac (#14) foi sem dúvida uma ocasião de alegria como indica seu nome, que significa rir (Gn 21,6), mas de outra forma um termo de alegria nunca está diretamente ligado a Abraão (#7) e Sara (#37). Sua fé é elogiada em hebraico, mas a plena realização da fé não é vista de outra forma em relação ao nascimento de Isaac. Sua tentativa anterior de obter um filho através de Hagar foi, naturalmente, um erro desastroso que levou à tristeza ao invés da alegria.
Há muito mais alegria e regozijo no Evangelho de Lucas do que no Gênesis, e isto sem dúvida porque a plenitude dos tempos havia chegado e Jesus, o Messias (nº 1), havia nascido. (Ver João 8:56.) Portanto, há mais alegria com Maria (#52) nos primeiros capítulos de Lucas do que com Sara em Gênesis.

JACOB
Jacó (#6), o filho de Isaac (#14), é a sexta pessoa mais mencionada na Bíblia. No entanto, não há uma única referência à alegria, alegria, felicidade, dança ou canto em sua vida. O mais próximo de tal no registro de Gênesis está no nome de seus filhos Judá (que significa louvor, Gn 29:35) e Asher (que significa feliz, Gn 30:13). Estes nomes foram escolhidos por Leah, no entanto, ao invés do próprio Jacob. Leah ficou feliz quando sentiu que estava ganhando a competição com sua irmã Rachael (#48) ao ter mais filhos. Obviamente, a poligamia não trouxe felicidade.
Além disso, perto do fim de sua vida, Jacó disse que seus dias e anos haviam sido poucos e maus (Gn 47:9). A competição dentro de sua família, inclusive no que havia sido feito a José, provavelmente fazia parte de seu resumo negativo. Além disso, a desonestidade egoísta de Jacó e a manipulação de Isaac e Esaú haviam levado à separação e à tristeza. Embora Jacó tenha sido abençoado pelo Senhor de várias maneiras, seu pecado havia causado muita tristeza.

JOSEPH
Como seu pai, Jacob (#6), Joseph (#11) teve muitos anos difíceis por causa da divisão dentro da família. Contudo, quando Joseph foi subitamente nomeado primeiro-ministro do Egito no capítulo 41 do Gênesis, era de se esperar uma grande explosão de alegria. Em vez disso, Joseph falou da necessidade de construir armazéns e de se preparar para a fome que se aproximava. Ele era um homem de negócios. Mais tarde, quando seu primeiro filho nasceu, ele disse que tinha sido capaz de esquecer o que lhe havia sido feito por seus irmãos (41:51). Isto foi um tanto alegre, mas a maior expressão de alegria na vida de José foi quando ele compartilhou lágrimas de alegria com Benjamim (#50, Gn 45:15). O arrependimento de seus outros irmãos e sua reconciliação com eles também foi, sem dúvida, uma fonte de alegria, mas o perdão gracioso de José é o que é enfatizado (Gn 50:19-21) em vez de alegria.

MOSES
Expressões pessoais de alegria e contentamento são quase impossíveis de encontrar na vida de Moisés (nº 3). Uma razão para isso foi provavelmente porque ele tinha um ministério difícil. No entanto, houve alegria nacional após a grande libertação e vitória que o Senhor deu no Mar Vermelho, e Moisés esteve envolvido nisso. Ver Êxodo capítulo 15 que está de acordo com a instrução de Moisés a respeito da observância das festas do Senhor com alegria vista em Deuteronômio 16:11-15. Assim, Moisés não era mórbido sem alegria. Ao contrário, ele estava concentrado no povo do Senhor para que sua alegria pessoal nunca fosse expressa de forma independente.

AARON
Aaron (#8) teve o prazer de conhecer Moisés (#3) e começar a trabalhar com ele (Ex. 4:14). Esta reunião e ajuda provavelmente foi encorajadora para Moisés também. Esta é uma das poucas vezes que a alegria pessoal é sugerida em relação a Moisés. (Veja também Êx 18:9.) Mais importante ainda, através do bezerro de ouro de Arão no capítulo 32 do Êxodo, vemos expressões pessoais pecaminosas de alegria superficial e carnal. O amor do prazer do qual Paulo falou em 2 Tim. 3:4 está na mesma linha.

JOSHUA
Talvez não seja surpreendente que a alegria pareça faltar no livro de Josué (#12), já que o registro é principalmente sobre a guerra. Alguns poderiam pensar no grande grito em Jericó (Josué 6:20) como uma expressão de alegria, mas não foi. Cercar Jericó por sete dias foi um ato de fé (Hebreus 11:30). Portanto, o grande grito também deve ter sido. Não foi uma expressão de alegria após o fato. Havia ainda mais luta a ser feita, e este foi o caso no capítulo dez também quando o sol parou por horas para permitir uma vitória maior. Sem dúvida, o povo ficou agradecido em ambas as ocasiões, mas não é isso que é relatado. O foco está mais no que Deus fez do que no que o povo sentia a respeito disso.
Dito isto, porém, houve uma grande tristeza entre o povo por causa da derrota no Ai no capítulo sete. O pecado de Achan levou à morte, à derrota e ao luto. O pecado sempre traz tristeza no final, e como disse Jeremias, leva à remoção da alegria (Jeremias 7:34, 16:9, 25:10).

SAUL
Houve alegria no início do reinado de Saul (#4), devido à vitória sobre os filisteus e a libertação do Jabesh Gilead (1 Sam. 11:9-15). Mais tarde, houve alegria em Israel por causa da vitória de Davi sobre Golias, e até mesmo Saul se diz feliz com isso (1 Sam. 19:5). Logo depois, porém, o ciúme de Saul por causa de Davi veio à tona e a alegria terminou (1 Sam. 18:6-9).

DAVID
Há muito a aprender sobre alegria e tristeza com David (#2), especialmente nos Salmos. Embora seu pecado com Betsabá e em direção a Urias tenha trazido grande tristeza e dor, o arrependimento de Davi e o perdão divino levaram à restauração da alegria (Salmo 51). Ao todo, há mais de cem expressões de alegria nos salmos que são atribuídas a Davi. Para exemplos, ver Salmo 4:7, 5:11, 7:17, 9:2,11,14, 13;6, 14:7, 16:9,11, 18:49, 19:8, 20:5, 21:1,6, 22:26, 27:6, 30:4,5,11,12, 31:7, 35:27, 40:16, etc.
Além disso, a alegria de Davi quando a arca do pacto foi trazida para Jerusalém é uma das maiores manifestações de alegria em toda a Bíblia. (Ver Segundo Samuel capítulo seis, Primeiras Crônicas capítulo 16, Salmo 96, e Salmo 105). Infelizmente, a filha de Saul, Michal, não compartilhou da alegria de Davi (2 Sam. 6:20-23). A alegria não compartilhada por causa do ciúme ou da fé não compartilhada é trágica, como se vê em Saul também em 1 Sam. 18:6-9. Na verdade, o contraste entre Saul e Davi em relação à alegria é poderoso e instrutivo.
A gratidão de Davi pelas grandes promessas de Deus a respeito de sua linha, a linha messiânica, também é importante notar. (Ver Segundo Samuel capítulo sete e Primeiras Crônicas capítulo 17. Isto também contrasta fortemente com a linha de Saul, que foi em grande parte cortada, além de através de Jonathan. A alegria no Messias (nº 1) é especialmente importante e também pode ser expressa no Salmo 138 e no Salmo 145.
Uma razão pela qual a alegria de Davi se destaca é por causa do pano de fundo da perseguição. Por exemplo, veja o Salmo 18 e o Salmo 144. Isto é um pouco como a ênfase de Paulo em Filipenses, uma epístola da prisão, em regozijo no Senhor.

SOLOMON
Há muito a aprender sobre alegria com Salomão, especialmente com seus escritos. A felicidade é um tema central tanto em Provérbios quanto em Eclesiastes. Portanto, não é surpreendente que os versículos em Eclesiastes sobre o fato de ser bom alegrar-se com o fruto do próprio trabalho (Ecc. 2:10,24, 3:13,22, 5:18-19) estejam de acordo com Provérbios 6:9-11 e 20:4, que são advertências contra a preguiça para que não se chegue à pobreza. Além disso, ambos os livros ensinam que a alegria duradoura requer sabedoria (Provérbios 3:13, 10:1, Ecc. 2:26) e mostram que a sabedoria é baseada no temor do Senhor (Prov. 1:7, 10:27, Ecc. 8:12, 12:13). Além disso, aqueles que temem o Senhor evitarão o pecado, e esse também é o caminho para ter uma vida feliz e alegre.
O Cântico de Salomão é sobre a felicidade no casamento, e este tópico é abordado em Provérbios também, em certa medida. A alegria pessoal de Salomão quando ele se casou com o Shulamita, sua amada primeira esposa, é vista na Canção 3:11 e isto é muito parecido com a alegria que é chamada no casamento em Provérbios. 5:18. Ambos estes versos mostram que a alegria se encontra na monogamia e não na poligamia ou na promiscuidade. Paradoxalmente, Salomão confirmou a verdade destes versos da maneira difícil através de seus muitos casamentos que não trouxeram alegria.
Outros aspectos da alegria que se destacam na vida de Salomão são a alegria que foi possível por causa da paz e da conclusão do templo (1 Reis 8:66). Estes foram uma antecipação do reino milenar durante o qual os gentios virão a Jerusalém com presentes como a rainha de Sabá veio a Salomão. (Ver Primeiro Reis capítulo dez e Segundo Crônicas capítulo nove.) A era da paz de Salomão não durou muito, e a verdadeira paz e alegria duradouras para o mundo como um todo aguarda o retorno do Senhor.

ELISHA
Houve muitos milagres no ministério de Elisha (no. 24), mas de certa forma surpreendentemente, alegria, alegria e gratidão nunca são mencionados diretamente. Naaman deve ter sido feliz e grato por ter sido curado, mas sua confissão de fé no Senhor como único Deus verdadeiro em toda a Terra é o que é enfatizado (2 Reis 5:15). Por quê? A razão simples provavelmente foi porque a fé genuína era mais importante do que os sentimentos de alegria. A corrupção dentro de Israel, incluindo a de Geazi, era evidente, o que, naturalmente, entristeceu o profeta (2 Reis 5:26).

JEREMIAH
Como com Josué, não é surpreendente que Jeremias (#19), o profeta chorão, não tenha escrito muito sobre alegria. No entanto, existem alguns exemplos de alegria. O cativo babilônico trouxe grande tristeza, mas Jeremias pôde regozijar-se com a palavra de Deus (Jr 15,16) de uma forma que soa muito parecida com o Salmo 119. O profeta também escreveu sobre a restauração da alegria que viria a Israel no futuro reino de Deus (Jr. 31,4-13). Este foi um aspecto de sua maior ênfase na esperança. Obviamente, a esperança e a alegria estão intimamente relacionadas.

DANIEL
Daniel (#35) foi dito ter dado graças a Deus três vezes ao dia (Dan. 6:10) e a tristeza do rei Dario se transformou em alegria quando soube que Deus havia libertado Daniel dos leões (Dan. 6:18-23). Caso contrário, porém, não há expressões externas de alegria em Daniel. Por quê? Talvez fosse devido à seriedade das coisas que são profetizadas nos capítulos sete a doze. Felizmente, a ressurreição de Daniel no final dos dias é profetizada no verso final (Dan. 12:13), mas sua morte também foi.

ESTHER
Na primeira metade da história de Ester (#42) houve banquetes luxuosos, mas nenhuma alegria verdadeira porque as forças do mal prevaleceram no reino persa. Somente o mal e o mal-humorado Haman (#54) parecia estar feliz até certo ponto (Est. 5:9). Através da providência divina e das ações sábias de Ester, porém, Haman foi executado e a alegria chegou aos judeus e outros (Est. 8:15-17). A alegre festa de Purim foi criada para comemorar a libertação (Est. 9:17-22). Isto faz lembrar as alegres festas que Moisés estabeleceu.

JESUS
De acordo com Lucas capítulos um e dois, houve grande alegria por causa da tão esperada vinda do Salvador (#1). Há mais termos relacionados à alegria usados nesses dois capítulos do que em quaisquer outros dois capítulos dos quatro Evangelhos. Mais tarde, em Lucas 10:21, Jesus falou de sua alegria por causa da salvação ser revelada às pessoas comuns dentro da nação. Depois, em três parábolas bem conhecidas em Lucas capítulo 15, o Senhor falou da grande alegria que Deus tem sempre que um pecador se arrepende. Finalmente, no final do Evangelho de Lucas, houve uma grande alegria por causa da ressurreição do Senhor (Lc 24,52-53). A tristeza dos discípulos se transformou em alegria, só que o próprio Senhor havia previsto antes (João 16:20-22).
Assim, os Evangelhos mostram que a alegria bíblica é possível por causa de Jesus, o Salvador, e que ela veio após um longo tempo de espera e depois que a noite de tristeza passou. (Cf. Salmo 30:5.) Portanto, não é surpreendente que haja mais alegria no Novo Testamento do que no Antigo Testamento, embora os Salmos pareçam ser um caso especial.
Além dos Evangelhos como um todo, Hebreus 12:2-3 também mostra que a alegria de Jesus estava fazendo a vontade de Deus Pai no sofrimento e na perseverança. Naturalmente, o Senhor também falou sobre a alegria no sofrimento e por causa da perseguição no Sermão da Montanha (Mt 5,12).

PETER
Como os outros discípulos, Pedro (#13) regozijou-se no Salvador (1 Pedro 1:6-8) e na ressurreição (Lc 24:52). Além disso, ele ajudou outros crentes a se regozijarem apesar da perseguição (1Pd 4,13). Primeiro Pedro é um livro importante sobre a alegria.
Em Atos, capítulo dois, Pedro trouxe o evangelho e a alegria da salvação a milhares. Depois, no capítulo três, ele trouxe a cura e o evangelho a um homem coxo e a outros através dele. O apóstolo principal foi perseguido pelos líderes judeus no capítulo cinco, mas se regozijou com isso (5:41). Assim, seu sofrimento pessoal e sua alegria fundamentam seus ensinamentos sobre tais em Primeiro Pedro.

PAULO
Paul (#10) é conhecido por seu ensinamento sobre alegria em Filipenses, no qual há 15 versos com termos associados à alegria. Destes, Phil. 4:4 é provavelmente o mais famoso. "Alegrai-vos no Senhor sempre, novamente eu direi, regozijai-vos"! (Cf. 1 Tess. 5:16.) É comum falar deste versículo como se estivesse escrito para Paulo, já que ele estava na prisão naquela época. Entretanto, a epístola foi escrita para os filipenses, e era seguro para eles alegrarem-se no Senhor (Fil. 3:1). Eles precisavam ter o retorno do Senhor logo em vista (Fil. 4:5) e não se fixar nas coisas terrenas porque sua cidadania estava no céu (Fil. 3:17-20). Portanto, a ênfase em Fil. 4:4 estava provavelmente no regozijo no Senhor e não na cidadania romana ou na posição e honra terrena. Como resultado, estar associado a um prisioneiro como Paulo não seria um problema (Fil. 2:17-18).
Romanos 12:15 é outro versículo famoso sobre regozijo. Os crentes devem se alegrar com outros que se alegram e choram com outros que choram. De certa forma, isto equilibra Phil. 4:4. A tristeza e o choro não devem ser negligenciados ou desprezados.
Finalmente, em 2 Cor. 9:7, Paulo ensinou que Deus ama um doador alegre. Deve haver alegria em dar, assim como em salvação, apesar da perseguição e das dificuldades.

© 2022 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão