Página de boas-vindas

SIN 101

teologia prática com aplicações pessoais

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE O PECADO?
Muitas
coisas são ensinadas, é claro, mas estas provavelmente são melhor vistas pessoalmente na vida das pessoas que são mais mencionadas na Bíblia, aquelas que estão na lista Top 55 da Bíblia. Um dos principais objetivos nos vários estudos curtos abaixo é descobrir aspectos comuns dos pecados que

COMO USAR ESTE MATERIAL
Os estudos sobre o pecado abaixo não são apenas para serem lidos. Também não devem ser usados como pontos de sermão. Eles se destinam a ajudar os líderes dos estudos bíblicos a se prepararem para liderar discussões animadas sobre o pecado usando a lista e os cartões do Top 55 da Bíblia. O livreto Top 55 também deve ser referenciado em relação aos personagens menos conhecidos.

Top 55 PáginaLivreto Top 55 da bíblia (Inglês)Livreto Top 55 da Bíblia (Japonês)

O pecado e os patriarcas

ADAM
Tanto Adão (#53) quanto Eva escolheram desobedecer ao comando de Deus (Gn 2:16-17, 3:6). Portanto, ambos foram transgressores. No entanto, seus pecados não eram idênticos. Eva foi enganada, mas Adão não foi (1 Tim. 2:14). Ele, consciente e voluntariamente, pecou contra Deus ao escolher ir junto com sua esposa (Gn. 3:6). Embora seu pensamento naquele momento não esteja explicado, é claro que ele escolheu colocar a mulher em primeiro lugar em vez de Deus. Pecados desse tipo têm sido, é claro, comuns desde então.
É popular hoje falar sobre os aspectos positivos de várias relações sociais. Isso é bom em alguns aspectos, é claro, mas a tentação que pode vir através de um amigo, cônjuge, ou colega de trabalho muitas vezes nunca é mencionada.

NOAH
A inundação mundial que moldou o registro da vida de Noé (#47) demonstrou que Deus não permite que a pecaminosidade coletiva continue para sempre. Eventualmente, embora tenha sido lento, Deus trouxe o julgamento. Pedro (#13) escreveu sobre outro julgamento futuro do mundo inteiro por seu pecado (2 Pedro 3:5-13), comparando-o com o dos dias de Noé. Tanto Noé quanto Pedro sabiam que Deus julgaria o mundo por seu pecado, mas o mais importante é que eles também sabiam que Deus não o fez e não deseja fazê-lo. Portanto, ele veio e ainda parece estar vindo lentamente.

ABRAHAM
Ao contrário de Adão, quando testado no capítulo 22 de Gênesis, Abraão (#7) não colocou seu ente querido, Isaac, diante de Deus. Na verdade, sua fé naquela ocasião é louvada em Hebreus 11:17-19. Em relação a Agar, porém, Abraão seguiu o plano de Sara. Naquela época, tomar uma esposa secundária não havia sido diretamente proibido por Deus. Portanto, Abrão não pecou. Mesmo assim, alinhar com Sara em relação a Agar não foi certamente uma boa idéia.
Covarde, chamar Sarah de sua irmã ao invés de sua esposa (Gênesis 12:110-20) era em parte verdade, mas ainda assim também uma mentira e um pecado. Felizmente, Deus interveio graciosamente, porém, para que não houvesse um resultado desastroso.

JOB
O trabalho (#38) que provavelmente viveu na época de Abraão (#7) é uma pessoa importante a considerar em relação ao pecado. Deus em essência disse aos três amigos de Jó que eles eram falsos mestres (Jó 42:7) por ensinar erroneamente que Deus trabalhava de tal forma que só os pecadores sofrem. Um aspecto chave de seu erro foi ignorar Satanás e atribuir a Deus coisas que o maligno realmente fez.
Jó, porém, era inocente, além de ir longe demais no chamado a Deus para responder a suas queixas e pedidos de discernimento. Ele teve que se arrepender até certo ponto (Jó 40:1-5, 42:5) porque era pecaminoso questionar a Deus com demasiada força. Mais tarde, Jeremias, outro homem justo, também fez isto em pelo menos uma ocasião (Jr 15,18-19).

ISAAC
Como seu pai antes dele, Isaac (#14) também alegou falsamente que sua esposa era sua irmã. (Ver Gênesis capítulo 26.) Felizmente, o Senhor interveio novamente para evitar o desastre. Talvez Abraão e Isaac mostrem que a desonestidade é o pecado mais comum que é cometido por causa do medo. Há outro exemplo disso no capítulo nove de João e, é claro, as negações de Pedro também foram por causa do medo. (Cf. Apocalipse 21:8).

LABAN
O sogro de Jacob, Laban (#40), foi desonesto e manipulador, enganando Jacob com a famosa troca de Rachel (#48) e Leah. Sua ganância era obviamente a raiz da maior parte de seu pecado. Seus ídolos (Gn. 31:19), que provavelmente era feito de metal precioso, provavelmente eram também um sinal de sua ganância. No final, mesmo suas próprias filhas o desprezavam (Gn. 31:14-16).
Dito isto, talvez Jacob merecesse tal sogro. A ganância e a desonestidade manipuladora de Jacó também são bem conhecidas.

ESAU
O irmão gêmeo de Jacó, Esaú (#25) era uma pessoa profana (Heb. 12:16), o que significa que ele era alguém que deveria ser expulso de um lugar sagrado ou sagrado. Em Ezequiel 21:25, diz-se que o rei Zedequias (#34) também foi assim. Estes dois homens egoístas nunca estiveram verdadeiramente interessados em Deus. Esaú demonstrou isto vendendo seu direito de nascimento por uma tigela de guisado (Gn 25:29-34). Em essência, o pecado de Esaú foi o pecado da incredulidade (Rm 9,13).

JOSEPH
A traição pecaminosa de José (#11) por seus irmãos é bem conhecida, mas o que dizer do próprio José? Algum pecado é relatado sobre ele? Alguns acreditam que contar seus sonhos a seus irmãos era uma ostentação pecaminosa, mas nós sabemos que os sonhos eram do Senhor. Jacó repreendeu José por seus sonhos (Gn 37,10) o que mostra que Jacó pode tê-los considerado jactanciosos. Por outro lado, Jacó também manteve os sonhos em mente (Gn 37,11) o que parece indicar que compartilhá-los com outros não era pecaminoso.
Mais importante ainda, José nos mostra várias outras coisas sobre o pecado. Primeiro, ele demonstrou a necessidade de fugir rapidamente da tentação (Gn 39,7-10). Segundo, seu trato com seus irmãos mostra que se houver arrependimento, o pecado pode ser perdoado. Terceiro, a vida de José como um todo mostra que Deus trabalha providencialmente para que mesmo alguns dos piores pecados ainda possam no final resultar no bem (Gn 45:4-8, 50:19-20).

O pecado no deserto

MOSES
Os escritos de Moisés, como os Dez Mandamentos no capítulo 20 do Êxodo, ajudaram a esclarecer o que é o pecado e ajudaram a preparar Israel para viver na terra prometida como uma nação com leis. Ao mesmo tempo, porém, o Tabernáculo foi construído e o sistema sacrifical estabelecido para que houvesse uma maneira de ser perdoado e limpo.
No deserto, o povo freqüentemente se queixava, caía em pecado e era julgado por Deus (1 Cor. 10:1-11). Paulo (nº 10) ensinou que a lição a ser aprendida com isso pelos cristãos de hoje é levar o pecado a sério, tendo cuidado com a tentação (1º Cor. 10:11-12). Felizmente, ele também ensinou que Deus estabelece limites à tentação e sempre fornece um meio de fuga (1º Cor. 10:13). Portanto, o pecado é (de certa forma) evitável.
Quanto a Moisés, o pecado pessoal ao atingir a rocha em vez de falar com ela (Nm 20,1-13), a raiz do pecado de Moisés parece ter sido a ira contra o povo pecador (Nm 20,11-12). Muitas vezes Moisés suplicava a Deus pelo povo, mas nesta ocasião ele estava com raiva. Ele também era velho naquele momento e tinha passado por muita coisa. Portanto, o cansaço, bem como a raiva, provavelmente estavam envolvidos.
Moisés estava certo em estar zangado com relação ao bezerro de ouro (Ex. 32:19-20), mas sua raiva era imprópria em Números capítulo 20.

AARON
Aaron (#8) é notório por ter feito o bezerro de ouro (Ex. 32:1-6) que abriu a porta para várias formas de imoralidade (Ex. 32:6, 25). Quando Moisés perguntou a seu irmão por que havia feito o ídolo, Arão culpou o povo (Êx 32:21-24). Sua resposta era parcialmente verdadeira, é claro, mas Aarão ainda era responsável porque ele não deveria ter concordado com o povo. Como Adão, ele culpou os outros e não aceitou a responsabilidade pessoal.
Infelizmente, este incidente pecaminoso é bem lembrado, e as coisas boas que Aarão fez como Moisés assistente e como o sumo sacerdote não o são. No entanto, é assim com o pecado. As reparações são fácil e rapidamente perdidas.

BALAAM
O falso profeta, Balaão (#42), falhou como profeta, pois era incapaz de amaldiçoar diretamente Israel (Num. 23:1-24:25). Entretanto, ele foi bem sucedido como falso mestre ao instruir os inimigos de Israel a usar mulheres atraentes para seduzir os homens judeus (Nm 25:1-18, 31:16). Ele foi motivado por recompensas financeiras. Como o mais famoso falso profeta e professor do Antigo Testamento, ele também é mencionado em 2 Pedro 2:15-16, Judas 11, e Apoc. 2:14. O ensino falso é um pecado grave (Tiago 3:1).
Há mais alguém no Top 55 da lista que ensinou outros a pecar? A esposa do Rei Abab, Jezebel, certamente o fez, mas ela não é mencionada com freqüência suficiente para fazer a lista. Há um rei na lista, além de Ahab, que ensinou Israel a pecar, no entanto. Quem?

O pecado e a conquista

JOSHUA
Não há nada registrado sobre Josué (#12) ser um pecador, pensou que seu fracasso em orar e buscar o Senhor a respeito dos gibeonitas no capítulo nove (Josh. 9.14) parece ser um pecado de negligência. Não fazer o que deve ser feito é o tipo de pecado que é mais facilmente negligenciado. A ganância pecaminosa e mortal de Achan era mais fácil de ver, embora ele também tentasse escondê-la (Josh. 6:10-26).
Talvez o ponto mais importante em relação a Josué e ao pecado seja que a plenitude do tempo tinha chegado para que os cananeus fossem julgados. Antes, em Gn 15,16, esse tempo ainda não havia chegado. A conquista foi o julgamento de Deus sobre os cananeus, e não o genocídio. A aparição do Comandante do Exército do Senhor a Josué antes do início dos combates (Josh. 5:13-15) é uma clara demonstração disso.

ELEAZAR
Nenhum pecado pessoal é mencionado sobre o filho e sucessor de Aaron, Eleazar (#33), ao contrário de seus dois irmãos mais velhos, Nadab e Abihu. Eles foram julgados pelo Senhor (Lev. 10:1-2, Num. 3:4).
Quando a terra prometida foi dividida, Eleazar desempenhou um papel importante. Assim, ele é mencionado quatro vezes em Josué (Josué 14:1, 17:4, 19:51, 21:1). Cada vez que seu nome vem antes do de Josué. Isto ajudou a mostrar que a terra era do Senhor. Além disso, através disto, vemos novamente que a conquista foi obra do Senhor e NÃO a ação pecaminosa de um exército genocida.

O pecado e os juízes

GIDEON
Era uma idade pecaminosa, em parte devido à falta de liderança (Juízes 17:6, 18:1, 19:1, 21:25). Gideão como um dos heróis da fé (Heb. 11:32) foi útil, mas ele tinha muitas esposas e concubinas. Depois de sua morte, um de seus 70 filhos matou a maioria dos outros (Jud. 9:1-6). Houve também um problema por causa de um éfode dourado que Gideão tinha feito (Jz. 8:24-27).
Gideon e o Livro dos Juízes como um todo mostram que uma boa liderança era necessária, mas também mostram que mesmo bons líderes são inadequados. Um rei era necessário, mas o Rei dos reis, Jesus, era a verdadeira necessidade.

SAMUEL
Samuel (#16) foi o último dos juízes, e foi fundamental para dar à nação um rei. No entanto, Samuel também alertou a nação sobre os problemas que a existência de um rei traria. Nas palavras finais de seu aviso, ele até previu o cativismo futuro e a perda do reino por causa do pecado (1 Sam. 12:25). Ele sabia que tanto o povo quanto seu rei provavelmente abandonariam o Senhor. O problema paradoxal era que o povo precisava de um rei; no entanto, nenhum rei comum poderia atender a essa necessidade.

O pecado e o reino unido

SAUL
O ciúme pecaminoso e a perseguição de Saul (#4) a David (1 Sam. 18:6-8) é bem conhecido, mas qual foi a causa principal? Por que Saul era tão inseguro? Foi somente por causa da popularidade de Davi? Isso fazia parte, é claro, mas em grande medida, provavelmente também porque Saul havia sido testado e fracassado como rei. Ele havia pecado. Então, duas vezes Samuel lhe disse que ele havia sido rejeitado por Deus e que seria substituído (1 Sam. 13:13-14, 15:10-26). Ele deveria ter se demitido, mas, é claro, ele não o fez. Assim, a insegurança e a resistência egoísta e teimosa de Saul à vontade de Deus levaram a mais e mais pecados para o resto de sua vida. Poderia ter sido diferente, se Saul tivesse se arrependido.

JONATHAN
Nenhum comportamento pecaminoso é relatado sobre Jonathan (#25), filho de Saul. Foi até correto que Jonathan se zangasse com Saul por causa da forma vergonhosa como seu pai agiu. Saul atirou uma lança contra Jônatas sem nenhuma boa razão, mas Jônatas se levantou da mesa e saiu. A ira de Saul contra Jônatas (1 Sam. 20:33) era pecaminosa, mas a ira de Jônatas contra Saul (1 Sam. 20:34) era justa.

ABNER
Após a morte de Saul e Jonathan, houve outra oportunidade para que a situação nacional fosse corrigida. Até certo ponto foi, porque Davi foi feito rei de Judá. Entretanto, o comandante militar de Saul, Abner (#42), criou um filho menos conhecido de Saul como rei sobre o resto da nação. Isto era o natural para Abler, mas era contrário à vontade de Deus que havia sido revelada através de Samuel. Isso resultou em mais longos anos de guerra.
Assim, Saul e Abner mostram que decisões pecaminosas levam a ações pecaminosas que se perpetuam. O pecado e o erro têm um impulso.

DAVID
Por que David (nº 2) cometeu adultério com Betsabá? A resposta simples é que foi porque ele viu como ela era bela e não fugiu da tentação como José (#11) tinha. A resposta mais profunda é que depois de anos como rei David havia se acostumado a conseguir o que queria, inclusive em relação às mulheres. Ele tinha várias esposas e, de fato, Deus teria permitido que ele tivesse ainda mais (2 Sam. 12:8). Entretanto, como mulher casada, Betsabá era "fruto proibido" e se tornou um teste para o rei que estava cercado por "sim, homens". Assim, Davi rejeitou a ordem de Deus e não se negou (2 Sam. 12:9). Também David assassinou Uriah, o marido de Bathesheba, porque suas tentativas anteriores e mais simples de encobrimento falharam (2 Sam. 11:6-17).
Muito mais poderia ser dito sobre os pecados de Davi, mas o resultado final em várias ocasiões foi que o perdão estava disponível. Davi se arrependeu e foi perdoado (2 Sam. 12:13-14, 24:25, Salmo 51).

JOAB
Joab (#18), o comandante militar de David é um personagem um tanto perplexo, já que ele era bom e ruim. Por exemplo, ele se opôs corretamente ao censo de David (2 Sam. 24:3-4), mas ele apoiou erroneamente Adonias em vez de Salomão (1 Reis 1:19). Joab estava do lado certo com Davi contra Saul e Absalão. Entretanto, os assassinatos de Abner e Amasa (1 Reis 2:5-6) mostram que Joab estava na verdade sempre do lado de Joab. Ele fez o que achava ser melhor para si mesmo. Normalmente, concordar e ajudar David era bom para Joab, assim como para o rei, mas naquelas raras ocasiões em que não era Joab que seguia seu próprio caminho. Se ele tivesse sido um homem verdadeiramente justo, Joab teria se oposto a Davi em relação a Uriah.
O resultado final é que o egoísmo pecaminoso de Joab era muito parecido com o de muitas pessoas profissionais proeminentes de hoje. Por isso, ele fornece uma visão útil sobre muitos comportamentos perplexos que ainda vemos.

ABSALOM
O belo filho de David, Absalom (#23) era um homem de grande habilidade e poderia servir de modelo para os políticos modernos. Ele sabia como ganhar apoiadores e trabalhou duro para fazê-lo (2 Sam. 15:1-6). Ele planejou cuidadosamente e reuniu sábios conselheiros. Dito isto, talvez a coisa principal que Absalmom mostra é que uma pessoa muito dotada tinha um grande potencial para o mal.

SOLOMON
Como pode um homem sábio ser tão pecador? A resposta é simples e social. Somos influenciados por aqueles ao nosso redor (Prov. 1:11-15, 22:24), e isto pode ser especialmente verdadeiro à medida que envelhecemos. Assim, na velhice, Salomão foi junto com suas esposas pagãs e serviu ídolos (1 Reis 11:1-10).
Salomão era como Adão que acompanhou sua esposa no consumo da fruta proibida (Gn 3,6). Adão não foi enganado, e nem Salomão. Por causa de nossos desejos humanos, especialmente para com aqueles que amamos, pode haver uma lacuna entre o que sabemos ser certo e o que fazemos. Salomão tinha uma fraqueza para as mulheres, como Adão tinha uma fraqueza para a mulher.

O pecado e o reino dividido

JEROBOAM
Jeroboão (#29) pecou ao fazer o povo de Israel pecar (1 Reis 14:16), criando ídolos na tentativa de impedir o povo de ir a Jerusalém para adorar (1 Reis 12:26-31). Portanto, ele era um falso mestre, assim como um rei mau. Ele também era um pouco como o falso profeta Balaão (#42). Portanto, Deus lidou duramente com Jeroboão e sua casa (cf. Tiago 3:1).

AHAB
Jezebel, a perversa esposa de Ahab, não é mencionada o suficiente para constar da lista Top 55. (Ela está classificada como # 110.) No entanto, Jezebel está incluída indiretamente com Ahab (# 15) porque ela o encorajou e o ajudou em suas más ações (1 Reis 21:15, 25).

ELIJAH
O principal pecado de Ahab e Jezebel foi a promoção da idolatria, e Deus levantou Elias (#27) para se opor a eles nisto. A grande vitória sobre os 450 profetas de Baal em Primeiro Reis, capítulo 18, é a cena mais famosa. O ódio de Jezabel e as ameaças de violência contra Elias (1 Reis 19:1-2) em alguma medida provavelmente mostram que a luta não foi apenas entre carne e sangue (Efésios. 6:12).

JEHOSHAPHAT
O reinado de Jehoshaphat (#36) em Judá sobrepôs-se ao de Ahab no reino do norte. Ao contrário de Acabe, ele era um bom rei que não buscava os Baal (2 Crônicas 17:3).
No entanto, Jeosafá, de forma insensata e pecaminosa, aliou-se à família de Acabe em casamento (2 Crônicas 18:1) com conseqüências potencialmente desastrosas para Judá. Além disso, ele construiu uma frota de navios mercantes com o filho de Acabe que foi destruída pelo Senhor (2 Crônicas 20:36-37). Havia também uma duvidosa aliança militar.

HEZEKIAH
A jactância pecaminosa do governante assírio, Senaqueribe, que sitiou Jerusalém durante o reinado de Ezequias (#17), é exposta em três relatos inspirados, Segundo Reis capítulos 18 e 19, Segundo Crônicas capítulo 32, e Isaías capítulos 36. A intervenção do Senhor também é enfatizada em todos os três relatos. Deus se opõe aos orgulhosos (Tiago 4:6) tanto pessoal quanto nacionalmente.

ISAIAH
Através de Isaías (#51), o Senhor raciocinou com a nação pecadora sobre seus muitos pecados (Isa. 1:2-18). Havia opressão ao invés de justiça (Isa. 1:17,23, 5:7,23), e a terra estava cheia de ídolos (Isa. 2:8, 18-20). A corrupção era tão grande que o próprio Isaías também se sentia impuro (Is 6,5), mas o Senhor limpou seus lábios para poder falar por Deus (Is 6,6-7).
Havia esperança também para o povo, pois o Senhor era capaz de salvar. A nação só precisava se arrepender. Isto era verdade nos dias de Isaías (Isa. 1:18) e seria assim também nos últimos dias (Isa. 59:1-2). A passagem em Isaías que tem a maior freqüência de termos sobre o pecado (Isa. 59:3-15) é imediatamente seguida por uma maravilhosa passagem sobre a segunda vinda do Redentor. Em Romanos 11,26-27, Paulo cita esta passagem em seu famoso capítulo sobre a futura salvação de Israel.
A passagem mais famosa em Isaías para os cristãos, Isaías 52:13-53:12, é em grande medida sobre a rejeição pecaminosa do Messias pela nação (Isa. 53:1-12). No entanto, este capítulo contém muitos aspectos positivos porque a rejeição pecaminosa proporciona a nossa salvação. O grande negativo tornou-se um grande positivo. (Veja a página Estudos Bíblicos Plus+ ).

ZEDEKIAH
Os pecados dos reis e outros líderes têm conseqüências desastrosas para seu povo (Provérbios 29:2). Zedequias (#34), o último rei de Judá, talvez mostre isso melhor do que qualquer outro rei na história de Israel. Sua recusa em se render, conforme instruído por Jeremias, foi o que acabou por causar a destruição da capital e do templo judeu (Jr 38,17-21). A razão declarada pela qual ele se recusou a se render foi por medo de outros judeus (Jr. 38:19). Obviamente ele deveria ter temido o Senhor ao invés disso.

JEREMIAH
Em meio a grande sofrimento, Jeremias (#19) foi longe demais ao questionar Deus pelo menos uma vez (15:17-21). Caso contrário, não há nenhuma menção ao pecado de Jeremias. Os versículos mais famosos sobre o pecado em Jeremias, Jer. 17:9-10, contudo, mostram que a pecaminosidade humana é universal e profunda. No entanto, em contraste com os famosos versículos escuros do capítulo 17, Jeremias 31:31-34 é sobre o novo coração que será dado ao povo de Israel quando ele for reunido no futuro sob o Messias e o Novo Pacto. O novo nascimento e a vinda do Espírito Santo na era atual da Igreja, anuncia o pleno cumprimento no futuro reino.
A tabela de resumo do Livro de Jeremias, codificada por cores, mostra a seguir: 1.) que os pecados do povo eram proeminentes nos primeiros 19 capítulos, 2.) que os pecados dos governantes eram proeminentes nos capítulos 20-29, 34-43, e 3.) que os pecados e julgamentos de várias nações são proeminentes nos capítulos 46-51.

O pecado e o cativeiro

EZEKIEL
A abominável idolatria no templo no capítulo oito mostra-se como a razão pela qual a glória do Senhor partiu do templo nos capítulos nove e dez. No entanto, no lado positivo, perto do final de Ezequiel vemos um novo templo futuro e a glória do Senhor enche o templo (Ezequiel 43:2-5).
Da mesma forma, a responsabilidade pessoal pelo pecado é enfatizada em Ezequiel, especialmente nos capítulos 33 e 18. No entanto, há um lado positivo nisso, pois a possibilidade de arrependimento pessoal e de perdão também é enfatizada.

DANIEL
Junto com Noé e Jó, Daniel (#35) é apresentado como um exemplo de um homem verdadeiramente justo em Ezequiel 14:14 e 14:20. Portanto, não é surpreendente que nenhum pecado específico do profeta seja mencionado no livro. Entretanto, de acordo com Daniel 9:20, quando o profeta orou, ele confessou seus próprios pecados junto com os do povo. Isto faz lembrar Isaías 6:5. Os profetas não eram hipócritas hipócritas.
Um dos versículos mais esperançosos e de maior alcance sobre o pecado em toda a Bíblia é Daniel 9:24, o que mostra que o pecado será terminado e que a justiça eterna virá para substituí-lo através da obra do Messias. Este versículo faz parte da famosa profecia das 70 Semanas de Daniel.

HAMAN
Hitler na Europa era como Haman (#54) em Esther. Ambos homens pecadores tentaram matar todos os judeus em seus reinos. Sem dúvida, Satanás estava trabalhando na vida de ambos, como estará no próximo Anticristo (#55). (Ver Apocalipse capítulo 12.)

O Pecado e o Novo Testamento

JOÃO O BATISTA
A mensagem de arrependimento de John (#22) era muito parecida com as dos principais profetas mencionados acima. O pecado foi denunciado e as advertências e previsões de julgamento foram dadas. No lado mais positivo, a mensagem de João sobre Jesus como o Cordeiro de Deus (João 1:29) está de acordo com as profecias messiânicas de Isaías, especialmente as do capítulo 53.

JESUS
O Rei Justo que o mundo precisa, o Senhor Jesus (#1), passou em três provas de pecado e interesse próprio (Mat 4:1-11, Lucas 4:5-13). O primeiro rei de Israel, porém, Saul, falhou três testes: em 1 Samuel capítulos 13 e 15 e novamente quando Davi apareceu como um rival em potencial nos capítulos 17 e 18. O Senhor novamente passou na prova com suas três orações e submissão à vontade do Pai no jardim (Mt 26,36-46). Estes contrastam com as três negações de Pedro.

PETER
As três negações pecaminosas de Pedro (#13) foram motivadas pelo medo e pelo contraste com a resistência fiel do Senhor (Hebreus 12:2).

PAULO
Paulo (#10) referiu-se a si mesmo como o chefe dos pecadores (1Tm 1,15) e o menor dos apóstolos porque ele havia perseguido a igreja (1Co 15,9).

O ANTICRISTO
O Anticristo (#55) será o derradeiro homem do pecado (2 Tess. 2:3) que tentará exterminar os judeus, muito como Haman (#54) e Hitler tentaram fazer.

© 2022 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão