página de boas-vindas

ORAÇÃO DO SENHOR
Descreve-te a ti mesmo

Um estudo utilizando Cartões de Descrever-se

Mateus 6:9-13 --- A Oração do Senhor em Mateus

Por que a Oração do Senhor é tão CONCISAL? 1.) Como o contexto (6:5-7) mostra, fazer longas orações para ser visto pelos outros é hipócrita. 2.) Orações longas também são desnecessárias porque o Pai sabe o que seu povo precisa antes de pedirmos (6:8). 3.) Finalmente, a oração do Senhor é surpreendentemente completa, sem ser longa. Muita coisa é coberta em apenas algumas linhas e palavras. Por exemplo, o "pão" em 6:11 provavelmente representa várias necessidades físicas. (Veja 6:25, no qual também é mencionada a roupa).

Como é saudável a oração do Senhor? 1.) A principal razão é porque é sempre saudável em todos os sentidos colocar Deus em primeiro lugar. 2.) Também é saudável libertar-se das preocupações do dia-a-dia confiando no Pai em relação às necessidades diárias (6:11). 3.) Terceiro, para ser saudável de várias maneiras, é preciso lidar com o pecado pessoal e ser perdoado. 4.) Evitar o pecado, em primeiro lugar, é como a medicina preventiva (6:13). 5.) O bom relacionamento contínuo com outras pessoas também é saudável. (Um ambiente de comunhão bíblica é assumido).

Como é a oração do Senhor OUTROS MUNDIAIS? 1.) Trata-se de ser diferente dos inquietos e descrentes mundanos. 2.) É uma oração para que o mundo seja mudado dramaticamente para se conformar com a vontade de Deus (6:10). 3.) No entanto, de certa forma, a oração do Senhor NÃO é outra oração mundana, porque também é maravilhosamente prática e equilibrada.

Como se BALANÇA A ORAÇÃO DO SENHOR? 1.) Começa com um relacionamento próximo com Deus como Pai (6:9a) no qual ELE é honrado e levado a sério (6:9b). Ele é próximo, mas também altamente honrado. 2.) A oração é equilibrada porque trata tanto do relacionamento vertical com Deus como dos assuntos horizontais aqui na terra. 3.) A oração do Senhor é positiva e esperançosa, bem como honestamente negativa sobre o pecado e a tentação (6:12-13). 4.) Finalmente, é o equilíbrio em que as necessidades são rezadas sem fazer isso de forma egoísta. Quando Deus é colocado em primeiro lugar, não é egoísta também orar sobre as necessidades pessoais.

Como a Oração do Senhor é MISSADA? 1.) É frequentemente rezada repetidamente na tentativa de ganhar mérito com Deus por pessoas religiosas que não conhecem verdadeiramente o Pai através de seu Filho. 2.) É às vezes orada em vão também por cristãos genuínos, porque não se pensa muito no significado.

Por que a oração do Senhor é REJEITADO por alguns? 1.) Ela é rejeitada por aqueles que acreditam que não é uma oração cristã, uma vez que foi ensinada aos crentes judeus antes do início da igreja em Atos capítulo dois. 2.) Além disso, é criticada porque não é oferecida em nome de Jesus.

Por que e como é a oração do Senhor HOJE? É uma oração cristã de várias maneiras. 1.) Foi ensinada aos primeiros discípulos de Jesus (5:1). 2.) Mateus e Lucas que a contêm foram escritos durante a era da igreja para os cristãos. 3.) Como Jesus ensinou mais tarde em João 14:6-7, só se pode chegar ao Pai através do Filho. Embora o ensinamento Pai-Filho veio mais tarde, ele veio e não deve ser rejeitado.
. . . 4.) A oração do Senhor é também para hoje literalmente por causa de nossa necessidade de "pão cotidiano" um dia de cada vez (6:11).

Como é CONTROVERSIAL a Oração do Senhor? 1.) Como explicado acima, ela é erroneamente rejeitada por alguns. 2.) O significado do Reino de Deus em 6:10 e 6:13 é debatido. Acreditamos que isso se refere principalmente ao reino escatológico literal de Deus na terra durante o milênio. Os cristãos devem orar pelo retorno do Senhor (Apoc. 22:20) e Mateus 6:10 fornece uma maneira de fazê-lo.
. . . 3.) O final é controverso. O final tradicional -"Pois Teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém" - é encontrado na maioria dos manuscritos gregos de Mateus 6:13 e se encaixa bem em Mateus e no Sermão da Montanha. -- Não é surpreendente que este final esteja faltando em Lucas 11:4, pois o cenário e a ênfase em Lucas é diferente.

Como é a oração do Senhor ORDENAMENTE? 1.) Deus e seu programa vem primeiro em Mat. 6:9-10 e está na tradicional linha final em Mat. 6:13b. 2.) Nossas necessidades pessoais e relacionamentos com os outros são importantes, mas estão no meio da oração, em 6:11-13a.
. . Portanto, como um todo, a Oração do Senhor mostra que nossos pensamentos, orações e vidas devem começar e terminar com Deus e sua vontade. (Este ponto também é feito em 6:31-33.) É seguro fazê-lo, porque Deus é um Pai amoroso (6:9, 26) e poderoso (6:13) daqueles que são seus. Quando começamos e terminamos com Ele, temos paz de espírito. Quando começamos ou terminamos com nós mesmos, não o fazemos.

Como é NECESSÁRIO o Pai Nosso? Esta é uma questão de bônus, pois o cartão "necessário " é um dos sete cartões de bônus que não são usados no diagrama resumo, mas estão incluídos com o conjunto.
. . 1.) É claro, o Pai Nosso NÃO é necessário para a salvação. 2.) Tampouco é necessário em sentido absoluto em relação às necessidades, pois o Pai sabe o que precisamos antes de pedir (6:8). 3.) Mais do que uma necessidade, somos privilegiados em Cristo para podermos nos dirigir a Deus como Pai.
. . . 4.) No entanto, a oração do Senhor e as crenças e atitudes nela expressas são necessárias para nossa saúde espiritual, mental, moral e relacional. Portanto, elas também são claramente ensinadas em outros lugares no Sermão da Montanha. Ver 6:14-15, 19-34 e 7:1-11. A oração bíblica nos muda.

NÃO DEIXE DE CONFERIR como utilizar os cartões deste estudo para um jogo divertido e educativo Descrever-se, como explicado no final desta página.

DESCRIBE-IT-YOURSELF Jogo Educacional sobre a ORAÇÃO DO SENHOR em Mateus

Os participantes (indivíduos ou equipes) se revezam para descrever o Pai Nosso, de acordo com os cartões 21+. Um ponto de jogo é concedido para cada ponto válido que é feito em um período de tempo limitado. Veja as notas acima para exemplos de pontos válidos.

INSTRUÇÕES DE JOGO: 1.) Primeiro, leia a passagem. 2.) Segundo, o líder deve demonstrar como os pontos do jogo podem ser ganhos. 3.) Se o grupo for principalmente de crianças ou iniciantes, a formação de equipes geralmente é útil. 4.) Equipes ou jogadores individuais se revezam para desenhar uma carta e falar sobre como o termo ou frase descritiva nela é apropriada ou não. (Às vezes é em parte certo e em parte errado). 5.) Um ou dois minutos é geralmente longo o suficiente, mas aos iniciantes pode ser concedido mais tempo. 6.) O líder também pode dar dicas para ajudar as crianças e os iniciantes.

FAZENDO SEUS PRÓPRIOS ESTUDOS -- com cartões Descreva-eu-eu-eu

Você pode fazer seus próprios estudos bíblicos descritivos usando os cartões Descreva-eu-eu-eu-eu. Tudo o que você precisa fazer é: 1.) decidir que passagem(s) você deseja estudar, 2.) decidir quem ou o que você deseja descrever, e então 3.) usar um conjunto de cartões "faça você mesmo" para ajudá-lo a descrever o que ou quem você escolheu.

Para mais informações,
Clique aqui para ir para a página de estudos descritivos

© 2021 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão