Página de boas-vindas

Confira estes estudos provocadores de pensamento.

Romanos 1:18-32 - Criado para Servir

Como você descreveria os pecadores em Romanos 1:18-32? Após ler a passagem, pense em quais adjetivos você usaria para descrevê-los antes de estudar a foto abaixo. Quarenta de nossos 800 cartões "Descreva-eu-eu-eu" são apropriados, mas selecionei oito dos melhores termos e cartões para a foto abaixo.

Você escolheu"idolatria" como um de seus termos-chave? Boa escolha! Isto é sugerido em meu uso dos termos"ímpio" e"desleal" acima. A carta "secundária " pode ser um pouco difícil de entender, mas mostra simplesmente que, como seres criados, somos"secundários" em comparação com o Criador que é mencionado freqüentemente neste capítulo. Portanto, acima de tudo, o pecado está colocando o eu diante de Deus. Ele nos criou para sermos servos úteis para Ele (1:25), mas quando nos colocamos a nós mesmos ou mesmo à sociedade em primeiro lugar, nos tornamos "inúteis " e "não lucrativos " aos seus olhos.

Nesta segunda foto (abaixo), o número de cartas foi reduzido para seis.

O resultado final é que a humanidade, seres secundários comparados a Deus, foi criada para servir ao Senhor (1:25), mas a maioria das pessoas não o serve. Como crentes, nós não somos ímpios (servindo ídolos), perversos (homossexuais) ou perpetuamente imorais como os descritos no final do capítulo. Somos diferentes, mas ainda assim devemos ter o cuidado de colocar Deus em primeiro lugar dia a dia. Não precisamos temer ser rejeitados e julgados como os ímpios, mas se não colocarmos o Senhor em primeiro lugar dia a dia, ele rejeitará nossas obras e perderemos recompensas (1 Cor. 3:13-16).

Capítulo Oito de Romanos - Serviço de Habilitação Espiritual

Como você descreveria o capítulo oito de Romanos? Após ler o capítulo, pense em quais adjetivos você usaria para descrevê-lo antes de estudar o layout do cartão e a foto abaixo.  

Cerca de 110 dos 800 termos "Descrever-se" são apropriados de alguma forma, mas acima de tudo, Romanos capítulo oito é espiritualporque o Espírito Santo é mencionado com mais freqüência neste capítulo do que em qualquer outra parte da Bíblia. O Espírito permite a vida cristã de serviço piedoso e este positivo fato contrasta fortemente com a luta de Paulo com a carne no capítulo anterior. Ele serviu ao Senhor com sua mente (7:25), mas a morte e a ressurreição de Cristo (7:25, 8:34) e o Espírito Santo residente foram necessários para dar a ele e a nós a vitória sobre a carne (8:1-15). Grande parte do capítulo oito de Romanos é Aconselhamento sobre isto.

Romanos capítulo oito também está aconselhando sobre segurança. Isto é teológico porque o que Deus tem feito e continua a fazer por nós sobre a salvação é enfatizado (8:28-34), mas o capítulo também é prático porque este ensino positivo tem como objetivo encorajando aqueles que servem ao Senhor. São os servos do Senhor que são "mortos durante todo o dia" (8:36) e, portanto, precisam ter certeza de que nada os pode separar do amor de Deus (8:35-36).

Tragicamente, muitos enfatizam os aspectos teológicos do capítulo, como por exemplo, focalizando em 8:29-30, mas não conseguem mostrar o quanto é prático. Eles ignoram o fato de que o capítulo oito é voltado para os servos de Deus. Note que o versículo 36, citado do Salmo 44, começa com a frase "por Vossa causa". Este e o capítulo como um todo são sobre e para aqueles que servem ao Senhor e sofrem por fazê-lo. Em linha com isto, o layout do cartão em forma de igreja acima tem teológico de um lado da porta e prático por outro lado. O capítulo é equilibradomesmo que o ensino sobre isso por muitos não seja.

Romanos 12:1-2 - Serviço Razoável

Romanos 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis vossos corpos um sacrifício vivo, santo, aceitável a Deus, que é vosso serviço razoável. 12:2 E não vos conformeis com este mundo; mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que possais provar o que é essa boa, e aceitável, e perfeita vontade de Deus.

Como você descreveria Romanos 12:1-2? Há mais nestes dois grandes versos do que muitos imaginam. Todas as frases descritivas abaixo são apropriadas, mas qual delas você acha que é a melhor?

Se a ênfase é colocada no apelo de Paulo no versículo um, então estes versículos parecem ser principalmente sobre compromisso, mas se o comando no versículo dois é enfatizado, então eles parecem ser principalmente sobre mudança e superação do pecado. Se os verbos e adjetivos no final do versículo dois são focalizados, então estes versículos parecem ser principalmente sobre ação e a vontade de Deus.

Combinando estes pontos, Romanos 12:1-2 é sobre servir ao Senhor. Isto começa com dedicação pessoal (12:1) e transformação (12:2), mas o objetivo final é conhecer e fazer ativamente a vontade de Deus. O compromisso permite a mudança, e a mudança permite o serviço de Deus.

FAZENDO SEUS PRÓPRIOS ESTUDOS -- com cartões Descreva-eu-eu-eu

Você pode fazer seus próprios estudos bíblicos descritivos usando os cartões Descreva-eu-eu-eu-eu. Tudo o que você precisa fazer é: 1.) decidir que passagem(s) você deseja estudar, 2.) decidir quem ou o que você deseja descrever, e então 3.) usar um conjunto de cartões "faça você mesmo" para ajudá-lo a descrever o que ou quem você escolheu.

Para mais informações,
Clique aqui para ir para a página de estudos descritivos

Existem quatro conjuntos de cartões "Descreva-se a si mesmo" à sua escolha. Dois conjuntos, (A) e (B), são mais curtos para economizar tempo. Em dois conjuntos, (A) e (M), todos os cartões têm linhas em branco para estimulação extra do pensamento. Mais da metade das cartas do conjunto Pro (P) também tem linhas em branco. Os Beaginners podem desfrutar da simplicidade do conjunto Short List (B), mas aqueles com tempo para estudos detalhados podem gostar dos conjuntos Mid List (M) ou Pro List (P). No entanto, o melhor conjunto para a maioria dos usuários é a Lista Breve (A).

Romanos Capítulo 12 - Serviço da Idade da Igreja

Romanos capítulo 12 é um dos grandes capítulos sobre a vida cristã, e os dois primeiros versículos são muito bem conhecidos. A estreita conexão entre o capítulo 12 e o capítulo anterior sobre Israel e o Antigo Testamento não é, no entanto, bem compreendida. O quadro resumo abaixo mostra como o ensino do capítulo 12 se relaciona com as grandes mudanças no culto e no serviço que vieram com a chegada da era da igreja e a queda de Jerusalém. -- Este estudo é parte da série PLUS+ Estudos Bíblicos.

Romanos Capítulo 16 - Febe como Servidor Especial

Este grande estudo sobre Rom. 16:1-2 faz parte da série Mulheres Menores mas Significativas, de 20 estudos. Febe mostra que mesmo uma serva local menos conhecida do Senhor pode ter um ministério internacional.

Além disso, Febe e Romanos capítulo 16 como um todo ajudam a mostrar que fomos salvas para servir. Há mais servas do Senhor nomeadas no capítulo 16 de Romanos do que em qualquer outro capítulo do Novo Testamento. (O capítulo final em Romanos não é apenas saudações!)

Além disso, os primeiros capítulos de Romanos mostram que o pecado NÃO é servir ao Senhor (1:25, 2:23, 3:12). Em Cristo, porém, estamos livres da escravidão ao pecado para servir a Deus (6:10-19). O Espírito Santo torna nossa vida de serviço possível apesar de nosso pecado natural (Rm 7:21-8:11), e temos instruções claras sobre como servir na era da igreja nos capítulos 12-15.

© 2020 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão