Página de boas-vindas

Estudos Elisha

Confira estas várias maneiras de estudar Elisha.

1. Levantamento: Elisha e a Bíblia Top 55

Elisha está no 24º lugar na lista dos Top 55 da Bíblia, ligeiramente à frente de Elias (#27), a quem ele sucedeu. Elias é mais conhecido porque é mencionado 15 vezes no Novo Testamento (muitas vezes em conexão com João Batista), mas Eliseu está apenas em Lc 4:27. Entretanto, Eliseu fez o dobro dos milagres (2 Rs 2,9). Usando as cartas do Top 55 e o livreto é fácil comparar os dois.

Também é bom comparar Eliseu com todos os profetas do Top 55. -- Moisés (#3), Samuel (#16), Jeremias (#19), João Batista (#22), Eliseu (#24), Elias (#27), Ezequiel (#28), Daniel (#35), Balaão (#42), e Isaías (#51). -- Eles podem ser divididos em grupos tais como milagreiro / não milagreiro, profetas escritores / profetas não escritores, etc.  

2. O Incidente dos Ursos Mortais -- Estudo de Meditação Descritiva

Clique aqui para ir para a página ANIMALS.

FAZENDO SEUS PRÓPRIOS ESTUDOS -- com cartões Descreva-eu-eu-eu

Você pode fazer seus próprios estudos bíblicos descritivos usando os cartões Descreva-eu-eu-eu-eu. Tudo o que você precisa fazer é: 1.) decidir que passagem(s) você deseja estudar, 2.) decidir quem ou o que você deseja descrever, e então 3.) usar um conjunto de cartões "faça você mesmo" para ajudá-lo a descrever o que ou quem você escolheu.

Para mais informações,
Clique aqui para ir para a página de estudos descritivos

3. Servidores de Elisha & Naaman -- Estudo dos Servidores Menos Conhecidos

O estudo sobre Naaman e seus servos em 2 Kgs. 5:9-15 envolveu naturalmente Eliseu, embora o foco principal não seja o profeta. A maior lição a ser aprendida com os servos pode ser a importância de ter esperança. O orgulho de Naaman atrapalhou brevemente (5:11-12), mas as perguntas dos servos rapidamente voltaram o foco de volta para "o profeta". O quanto eles acreditavam no Senhor no início é discutível, mas pelo menos tinham alguma esperança no homem de Deus (Eliseu) e agiam de acordo.

A página anexada abaixo é a terceira deste estudo, e tem muitas linhas de pensamento provocadoras. Como de costume, algumas das linhas da folha de trabalho são propositalmente incorretas ou apenas parcialmente corretas. Quais delas?

Top 55 da Bíblia - A Lista

4. Decisão Desastrutiva de Gehazi -- Estudo Bíblico I.D.E.A.

A rápida decisão de Gehazi de perseguir Naaman para receber um generoso presente (2 Reis 5:20-27) é um exemplo clássico de má decisão que foi tomada apressadamente sem buscar uma garantia piedosa. A folha de trabalho abaixo traz vários aspectos de sua decisão, seguindo o método de estudo I.D.E.A. em quatro etapas. Como cada estudo da série I.D.E.A., isto é bom para ser usado em um contexto de aconselhamento, bem como em vários cenários de pequenos grupos. As aplicações práticas são mencionadas no final.

5. Elisha e a cabeça do eixo flutuante -- PLUS Estudo Bíblico

A história da cabeça de machado perdida e recuperada no capítulo seis do Segundo Reis é uma boa história para ser usada com o método de estudo bíblico Plus+. Uma razão é porque a perda de uma cabeça de machado emprestada foi um grande negativo naquele dia, quando o ferro era muito mais caro do que hoje. Portanto, sua recuperação também foi uma grande vantagem. Assim, novamente vemos que quanto maior o menos, maior o mais pode ser.

Hoje, muitas vezes menosprezamos um problema ao dizer: "Não é nada demais". Isto pode até soar espiritual. No entanto, pode nos impedir de buscar a Deus como deveríamos. O homem que perdeu a cabeça do machado falou corretamente sobre a grande perda. Sejamos como ele, para que possamos rezar mais. Em vez de apenas contar nossas bênçãos, também pode ser bom contar nossos problemas se isso nos ajudar a rezar mais. (O salmista / Jeremias? parecia fazer isso em Psa. 119:81-88).

6. O Oficial que foi Trampled to Death -- Estudo de Líderes Menos Conhecidos

A descrença e morte do oficial real que morreu no portão (2 Reis 7:2, 19-20), ajuda a trazer à tona um dos principais temas da vida e do ministério de Elisha. Devemos acreditar no Senhor, apesar de não podermos ver como a libertação divina é possível. A mesma observação é feita também em 6:14-17, de uma forma mais positiva, pois Eliseu orou para que os olhos de seu servo fossem abertos para ver as forças do céu que circundavam a cidade.

A página abaixo contém a segunda folha de trabalho, que está focalizada nos negativos, já que o oficial que foi pisoteado se recusou a acreditar sem ver primeiro. Isto foi em oposição direta ao ponto levantado sobre a fé genuína em Hebreus 11:1. Ele não era um verdadeiro crente no Deus de Israel.

7. Os Filhos dos Profetas -- Estudo dos Servidores Menos Conhecidos

O ministério de Elisha era único na medida em que ele tinha um grande grupo de ajudantes. Elias também tinha alguns, mas outros profetas do Antigo Testamento não pareciam reunir muitos discípulos como estes dois, e especialmente Eliseu, tinha. Assim, o ministério de Eliseu foi uma antecipação do ministério de Jesus para seus discípulos, como o ministério de Elias foi uma antecipação do ministério de João Batista.

Este estudo sobre "os filhos dos profetas" conclui observando que mais do que apenas uma mensagem forte (como a de Elias) era necessária para atrair a nação de volta a Deus. Também era necessário um programa de discipulado. É aí que se encaixam os muitos ajudantes de Eliseu. -- A página abaixo é a conclusão deste estudo de Elias e dos discípulos de Eliseu.

8a. Um Resumo do Ministério Elisha -- usando Cartões de Descreva-eu-eu-eu

Como você descreveria o ministério de Elisha? Muitos dos mais de 1.300 cartões "Descreva a si mesmo" e itens da Lista de Rolagem Rápida são apropriados, mas o diagrama resumido abaixo é conciso e preciso. Depois de ler e pensar nos vários capítulos de Primeiro e Segundo Reis sobre Elisha, pense no porquê dos vários pontos deste diagrama serem apropriados.

de Deus
Como Elias, Elisha era um homem de Deus de uma maneira especial. Além disso, ele fez duas vezes mais milagres do que Elias, de acordo com seu pedido de uma porção dupla do espírito de Elias (2 Rs 2,9). Acima de tudo, o ministério de Eliseu foi habilitado por Deus, mas junto com isto também é enfatizado ter fé em Deus (4:3-6, 6:15-17, 7:1-2, 13:18-19).

contra a idolatria
Eliseu muitas vezes ajudou o rei de Israel militarmente contra nações pagãs vizinhas, como em 3:9-25, 6:8-23, e 13:15-25, mas isto não foi apenas nacionalismo judeu. Foi por causa da oposição de Deus à idolatria. (Note que o Senhor curou Naaman que era o líder militar sírio no capítulo cinco e que muitos soldados sírios foram poupados em 6:18-23). Além disso, quando Israel estava envolvido com a idolatria, a ajuda de Deus era frequentemente retida. (Note que Eliseu não é mencionado nos capítulos dez a 12).

com outros
Mais pessoalmente, Eliseu freqüentemente interagia e trabalhava com os filhos dos profetas e vários indivíduos. Ele interagia com mais pessoas pessoalmente do que Elias e raramente estava sozinho, ao contrário de seu predecessor. Portanto, o ministério de Eliseu tornou-se multifacetado ao lidar com vários problemas especiais, desde o abastecimento de água de Jericó (2:19-22), até a dívida pessoal (4:1-7), até a morte e criação de um filho único (4:8-37), sem mencionar a cura de Naamã (5:1-19 e a recuperação de uma cabeça de machado perdida (6:1-7). Em tudo isso, não havia nenhum problema grande demais para Deus lidar.

Provavelmente o maior e mais doloroso problema interpessoal para Elisha veio através de Gehazi (5:20-27). Embora o homem de Deus fosse altruísta em seu trato com os outros, Gehazi não o era.

Portanto?
Não seja como Gehazi ou qualquer um destes que se opôs ou duvidou de Elisha. Melhor ainda, não seja como aqueles que se opuseram ou duvidaram de Jesus. Há semelhanças importantes entre seus ministérios, incluindo a alimentação de uma multidão (4:42-44), a criação de um filho único, e a cura de um leproso.

8b. Um Deus de Elisha Resumo -- usando Cartões de Descreva-eu-eu-eu

Como você descreveria a obra de Deus através de Eliseu? Esta pergunta coloca o foco mais no Senhor do que no próprio profeta, mas os pontos do gráfico abaixo estão, é claro, relacionados com os do gráfico anterior acima.

O ministério de Elisha era "de Deus". Assim, o Senhor se mostrou em um "poderosa". e "protetor". maneira. Além disso, como Elisha ministrava "com outros", o Deus de Elisha era "pastoral". ou "pessoal " para com as pessoas comuns e "político " de forma militarista para com aqueles que tinham autoridade.

No nível mais básico, Deus era "propício". favorável e gracioso, para com Israel por causa de sua aliança com Abraão, Isaac e Jacó, apesar de sua pecaminosidade. Isto é enfatizado no final da vida de Eliseu.

2 Reis 13:23
E o Senhor foi misericordioso para com eles, e teve compaixão deles e os respeitou, por causa de seu pacto com Abraão, Isaac e Jacó, e não os quis destruir, nem os lançou de sua presença até agora. 

Além disso, o pacto de Deus com Israel e sua paciência e longanimidade para com eles se baseou na propiciação que veio a eles e a nós através do sangue de Cristo.

Romanos 3:24-25
3:24 Sendo justificados livremente por sua graça através da redenção que está em Cristo Jesus: 3:25 a quem Deus propôs como propiciação pela fé em seu sangue, para declarar sua justiça pela remissão dos pecados passados, através da paciência de Deus; 

Portanto?
Mais uma vez, vemos que o ministério de Eliseu estava relacionado com o ministério maior do Senhor Jesus. Portanto, a linha de fundo para nós, como acima em 7a, é não ser como aqueles que se opunham ou duvidavam do Deus de Israel e Eliseu, que agora conhecemos mais pessoalmente através de Deus, o Filho (Hebreus 1:1-2).

aliteração
O uso de vários termos que começam com "P" neste diagrama é um exemplo de aliteração. É um dispositivo útil, mas imperfeito, freqüentemente utilizado pelos pregadores. Alguns termos acima, como "político" e "propício" requerem explicação, e outros como "pessoal" e "paciente" poderiam ser acrescentados. Mesmo assim, pensar através do convés "Descreva-se a si mesmo" é uma grande ajuda. Organizar as cartas em uma forma ordenada e distinta também pode ser. Você notou a disposição em forma de P das cartas acima? Talvez você as organizaria de forma diferente ou usaria cartas diferentes. Por favor, experimente.

9. Elisha Grande Quadro Sumário

Os milagres
Os muitos milagres no ministério de Elisha nos capítulos 2 a 13 do Segundo Reis foram em resposta aos problemas que ele e aqueles ao seu redor enfrentaram. A maioria dos milagres foram positivos, como a cura de Naaman no capítulo cinco (5A no gráfico abaixo) e a recuperação da cabeça do eixo perdido no capítulo seis (6A abaixo). Três milagres foram julgamentos negativos de Deus (2C, 5B, e 7).

O Fator Fé
Os julgamentos nos capítulos dois (2C abaixo), cinco (5B) e sete (7) foram todos por causa da descrença, mas quase todos os vários milagres positivos envolveram claras expressões de fé pessoal. Em dois casos, a extensão do milagre foi limitada pela quantidade de fé demonstrada (4A e 13A abaixo). Somente o milagre final no mapa resumo (13B), a ressurreição do jovem que foi restaurado à vida após ter sido colocado no túmulo de Elisha, não envolveu uma clara expressão de fé.

O Fator "de Deus
Nos capítulos 8 a 12 do Segundo Reis, Elisha está faltando em sua maioria, e Jehu, que era principalmente um líder militar, foi o principal utilizado pelo Senhor. Isto em parte devolveu o foco a Elias (Veja 2 Reis 10:10-17.) que havia previsto anteriormente o que alguém faria com a casa de Ahab. Embora Eliseu e Elias fossem ambos grandes homens de Deus, a obra de Deus acabou não dependendo de nenhum deles. O próprio Deus trabalhava.

As Aplicações da Linha de Fundo
O principal ponto a ser adquirido da vida e do ministério de Elisha e Elias pode ser que devemos acreditar no Deus verdadeiro e vivo da Bíblia. Contudo, ao fazer isso, nunca devemos pensar que "nossa fé" é grande. Foi Deus quem ressuscitou os mortos no capítulo 17 do Primeiro Reis, capítulos quatro e 13 do Segundo Reis, bem como nos Evangelhos do Novo Testamento.

O quadro resumo com espaços em branco
O quadro do ministério de Elisha abaixo tem algumas lacunas a fim de desafiar aqueles que o usam a pensar por si mesmos, em vez de apenas ler os pontos do autor. Esse tipo de pensamento deve ajudar a melhorar as aplicações pessoais.

© 2022 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão