página de boas-vindas

Estudos sobre e em Isaías

Três Estudos sobre o Próprio Isaías e Mais Três

1. Isaías e os Outros Profetas no Top 55

Há dez profetas no Top 55 da Bíblia. Estes são: Moisés (#3), Samuel (#16), Jeremias (#19), João Batista (#22), Eliseu (#24), Elias (#27), Ezequiel (#28), Daniel (#35), Balaão (#42), e Isaías (51). Há um estudo sobre cada um deles no livreto.

Use os vários cartões desses profetas para estudá-los juntos. -- Primeiro, divida os profetas em vários grupos: escrita / não-escrita, etc. Segundo, coloque-os em ordem cronológica. Terceiro, coloque as cartas de face para baixo, misture-as e faça com que cada um no grupo diga algo sobre cada profeta ou sobre sua mensagem à medida que sua carta é desenhada. Isto pode ser feito como um jogo, se desejado.

2. Isaías e Jeremias comparados

Isaías é o profeta escrito favorito de muitos, já que ele é citado 24 vezes no Novo Testamento. Portanto, pode ser um choque que ele seja apenas o número 51 e seja consideravelmente ultrapassado por Jeremias (número 19) que só é mencionado no Novo Testamento três vezes. Por que isto acontece? O estudo bíblico de uma página sobre Isaías, no livreto Top 55, responde a esta pergunta. O material de Jeremias é muito mais extenso. Isto porque há muito material disponível sobre Isaías, mas relativamente pouco sobre Jeremias de outra forma.

3. Isaías Capítulo Seis: O Plano de Deus e o Chamado de Isaías

Isaías capítulo seis é sobre o chamado de Isaías, mas o capítulo é mais sobre o próprio Deus e sobre seu programa do que sobre seu próprio profeta. Os doze cartões "Descrever-se" abaixo resumem o conteúdo do capítulo, mas há um "wild card" em branco na primeira linha a ser usado para resumir ainda mais o conteúdo.

Um dos pontos-chave a serem destacados é simplesmente que o capítulo seis é principalmente sobre DeusUma vez que há muito sobre atributos divinos no capítulo. A santidade e soberania do Senhor são enfatizadas, e o capítulo também é um tanto trinitário (6:3, 8, Cf. João 12:40-41). Há mais tensão sobre o próprio Deus neste capítulo do que no capítulo um de Jeremias. É claro, Isaías capítulo seis também é sobre Isaías, mas é o próprio Deus e seu plano que são descritos com mais detalhes.

Além disso, ao proclamar a mensagem de Deus contra o pecado por vários capítulos antes de falar de seu chamado no capítulo seis, o profeta e o Espírito Santo mostram que o livro NÃO é principalmente sobre o próprio profeta. É sobre Deus, a mensagem de Deus, e o plano de Deus. Hoje, também, "o ministério" nunca deve ser primariamente sobre "o ministro".

Descrever você mesmo uma passagem ou capítulo é muito melhor do que seguir cegamente a descrição de outra pessoa. Os cartões e listas no material "Descreva-se a si mesmo" são ótimas ferramentas.

Para mais informações,
Clique aqui para ir para a página de estudos descritivos

4. Isaías Capítulo 11: Os animais e o futuro

Clique aqui para ir para a página de ANIMAIS ESPECIAIS .

5. Energia Bíblica Renovável & Isaías 40:31

20 de julho de 2021
Tem estado muito quente recentemente. Por isso tenho bebido "vinagre preto" japonês diluído com água e aromatizado com mirtilo. Talvez ajude um pouco. Para um pick-me-up mais duradouro, Isaías 40:31 parece recomendar uma vida devocional consistente, não diluída e temperada com esperança.

6. O Sofrimento do Senhor (52:13-53:12)

As instruções para este estudo estão no final da folha de trabalho abaixo. É um dos vários estudos sobre o sofrimento do Senhor Jesus.

Clique aqui para ir para a Páginado Sofrimento do Senhor .

CONTROVERSIAL?
As profecias de Isaías sobre o Servo sofredor não são, em sua maioria, controversas entre os cristãos, mas, é claro, os estudiosos judeus argumentam que o Servo é a nação de Israel e não um indivíduo. As referências "nós" e "nós" no capítulo 53 parecem descartar sua visão. Além disso, o etíope em Atos 8:26-39 mostra que a leitura mais natural da passagem é tomar o Servo como um indivíduo único.

PARA QUEM?
Outro aspecto teologicamente controverso do capítulo é o significado de "muitos" em 53:11. Isto significa que Cristo só morreu pelos eleitos e não por todos? A explicação mais simples é que muitos em 53:11 e 52:15 contrasta com poucos e não com todos. O Senhor foi desprezado (53:3), mas aqueles que seriam justificados através de seu sacrifício seriam muitos e não apenas poucos.

ASSISTÊNCIA DE LONGO PRAZO?

A glória do Senhor Jesus foi escondida da vista pública, inclusive pelas circunstâncias humildes em que ele nasceu e foi criado (53:1-2). De certa forma, isto foi sofrimento para toda a vida e está de acordo com Phil. 2:5-8. É claro que o sofrimento culminou com a cruz, porém.

EFFECTIVE?
O versículo final do capítulo 53 e os capítulos seguintes mostram que o reinado do Messias sobre a nação de Israel e o mundo durante o futuro reino está em vista. Portanto, o sofrimento do Senhor estava em preparação para seu reinado, um fato chave que muitos cristãos não percebem. O sofrimento deve ser revertido ou transformado em glória e alegria (Fil. 2:9-11). Como José foi desprezado e rejeitado por seus irmãos, mas depois reinou sobre eles, assim também o Senhor Jesus reinará sobre aqueles que o rejeitaram. Este é um grande paradoxo.

FAZENDO SEUS PRÓPRIOS ESTUDOS -- com cartões Descreva-eu-eu-eu

Você pode fazer seus próprios estudos bíblicos descritivos usando os cartões Descreva-eu-eu-eu-eu. Tudo o que você precisa fazer é: 1.) decidir que passagem(s) você deseja estudar, 2.) decidir quem ou o que você deseja descrever, e então 3.) usar um conjunto de cartões "faça você mesmo" para ajudá-lo a descrever o que ou quem você escolheu.

Para mais informações,
Clique aqui para ir para a página de estudos descritivos

Existem quatro conjuntos de cartões "Descreva-se a si mesmo" à sua escolha. Dois conjuntos, (A) e (B), são mais curtos para economizar tempo. Em dois conjuntos, (A) e (M), todos os cartões têm linhas em branco para estimulação extra do pensamento. Mais da metade das cartas do conjunto Pro (P) também tem linhas em branco. Os Beaginners podem desfrutar da simplicidade do conjunto Short List (B), mas aqueles com tempo para estudos detalhados podem gostar dos conjuntos Mid List (M) ou Pro List (P). No entanto, o melhor conjunto para a maioria dos usuários é a Lista Breve (A).

© 2021 por Jon F. Mahar, Hakusan City, Japão